O vereador reeleito na cidade de Campo Formoso, no norte da Bahia, José Alberto de Carvalho, o Zé Lambão, foi um dos alvos da “Operação Enterprise” da Polícia Federal contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
A ação aconteceu nesta segunda-feira (23), contudo, o edil já está detido por porte ilegal de armas e é investigado por espancar a filha, Rafaella Carvalho, na época com 18 anos. Ele está no presídio de Juazeiro. Não se sabe, contudo, qual mandado a PF cumpriu contra o vereador.
A operação, que também atuou em Salvador, apreendeu armas e munições em um condomínio de alto padrão no Horto Florestal. A suspeita da polícia é que o grupo usava laranjas e empresas de fachada para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.
A 14ª Vara Federal de Curitiba expediu 217 mandados judiciais (66 de prisão e 151 de busca e apreensão) e eles foram cumpridos nos estados da Bahia, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Também são cumpridos mandados na Espanha, Colômbia, Portugal e Emirados Árabes Unidos.
De acordo com a Polícia Federal, a Operação Enterprise apreendeu R$ 1 bilhão em bens por causa das investigações, este foi o recorde em relação ao sequestro de bens para casos de tráfico de drogas da história da corporação. Ela ainda é considerada a maior do ano contra a lavagem de dinheiro vindo do tráfico e uma das maiores da história em apreensão de cocaína em portos brasileiros.