Ao longo dos anos a capital baiana tem usurpado parte do território e, por conseguinte, elementos importantes da história da nossa querida cidade, Lauro de Freitas. Um exemplo claro disso, é que quando ainda se chamava Santo Amaro de Ipitanga, então distrito de Salvador, teve o Aeródromo de mesmo nome, subtraído de suas terras para a partir de então, ser incorporado à capital da Bahia, momento em que passou a chamar-se Aeroporto Dois de Julho e, posteriormente, Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.
Recentemente temos acompanhado mais uma tentativa da capital em tomar parte de nossas terras, após sanção do Prefeito Acm Neto que aprovou a Lei que incorpora os bairros de Itinga, Areia Branca e Cassange à Salvador, embora claramente pertencentes ao nosso município.
Entendemos que um assunto de tamanha importância, onde se discute limites territoriais entre duas cidades não pode ser objeto de lei por parte do legislativo municipal, já que se trata de tema que deve ser debatido e votado na Assembleia Legislativa do Estado.
E é por isso que amanhã (04) às 10h30 nós, que tanto amamos esta cidade, temos um encontro marcado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA para juntamente com nossa Prefeita Moema Gramacho levantarmos nossa voz contra mais este ato de desrespeito à nossa história, à nossa cultura e, sobretudo, à nossa memória.
Itinga, Areia Branca, Cassange e Ipitanga pertencem a Lauro de Freitas!