O entendimento do que é sexo foi construído a partir de um único formato: o heteronormativo. Por muito tempo, isso fez com que quem não se encaixava nessa caixinha (que cá pra nós, é muita gente) se sentisse à margem das práticas sexuais e da própria sociedade.
E a partir disso surgem vários problemas relacionados à autoestima, auto aceitação, descobrimento do corpo e da sexualidade. Por esse motivo, é muito provável que se você faz parte da comunidade LGBTQIA+, em algum momento da vida tenha se sentido envergonhado pelo processo de descobrir e colocar em prática essa sexualidade.
Hoje há muito mais liberdade para falar sobre isso, mas ainda existem barreiras que precisam ser derrubadas. Nosso papel aqui é ajudar a derrubá-las através do diálogo, da informação e, principalmente, do respeito. Só depois de reconhecer a diversidade sexual que existe é possível pensar em formas de prevenção que se adaptem aos prazeres de cada um.
Já ouviu falar da prevenção combinada? Ela parte do princípio de que a melhor forma de prevenção é aquela que o indivíduo usa de forma correta e constante. Nos nossos destaques tem bastante informação legal sobre isso, já falamos da PEP, da camisinha, do gel lubrificante, da testagem regular E agora iremos falar sobre PREP – Profilaxia pré-exposição… Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer!
Procure o CTA/SAE que fica na R. Bpo. Renato Conceição da Cunha, 430 – Centro, Lauro de Freitas de segunda a sexta das 8hs às 14hs e tire suas duvidas.