O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, confirmou, na manhã desta sexta-feira (6/3), o primeiro caso do coronavírus na Bahia. De acordo com o chefe da pasta, em postagem no Twitter, trata-se uma mulher de 34 anos, residente no município de Feira de Santana, a 110 km de Salvador.
A vítima retornou da Itália em 25 de fevereiro. Segundo a Sesab, trata-se, então, de um caso importado, já que a pessoa que contraiu o coronavírus não estava na Bahia no momento em que contraiu a doença.
CASOS
Na tarde de quinta-feira (5/3), Ministério da Saúde anunciou que o Brasil já tinha oito casos confirmados. Na oportunidade, o caso da baiana não tinha sido contabilizado nos dados da pasta federal.
Durante uma entrevista coletiva, foi explicado que o Brasil não tem transmissão comunitária (quando não é possível detectar de onde veio a transmissão). O país tem apenas transmissão local, quando é possível relacionar de quem veio o contato. A informação, entretanto, precisa ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), após notificação do ministério.