“O teatro me ajudou no período da escola, me tornei mais desinibida e segura das minhas iniciativas. A Univerão me dará nova oportunidade de continuar vencendo as barreiras da timidez através dos palcos”, contou a estudante de arquitetura Graziela Santos, 20 anos. A jovem se inscreveu para a Oficina de Teatro, um dos 130 cursos ofertados gratuitamente pela Universidade de Verão/Festur. O projeto que acontece entre os dias 15 e 21 de janeiro, movimentará os espaços acadêmicos e culturais de Lauro de Freitas promovendo mais de mil horas de aulas divididas em três conferências, 100 minicursos, 50 oficinas e 25 rodas de saberes.
Desenvolvido pela SEMED-Secretaria Municipal de Educação e SECULT-Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com 11 instituições de ensino superior da Bahia, a Univerão conta ainda com o apoio dos institutos Mpumalanga e Esporte e Educação gerido pela medalhista olímpica Ana Moser. A proposta, que foi desenvolvida em torno de dez eixos temáticos, é inédita no Brasil. “O projeto é pioneiro e visa transformar espaços públicos da cidade em Campus onde serão desenvolvidas atividades de educação superior e básica com o objetivo de fortalecer a vertente em Lauro de Freitas”, destaca o secretario da SEMED, Paulo Gabriel Nacif.
Ainda de acordo com o gestor, a Univerão é destinada a estudantes, professores e trabalhadores, do Brasil e do exterior, interessados em desfrutar de uma cidade caracterizada pelo turismo étnico-cultural, marcada pelo samba de roda, os ternos de reis, a cultura dos quilombolas, a capoeira e diversas outras manifestações de matriz africana. “Nosso foco é poder expressar a multiplicidade cultural de Lauro de Freitas abrangendo a diversidade sociocultural da Bahia”, complementa Nacif.
As atividades serão desenvolvidas em três Campus, um espaço somente para Educação Básica; para Áreas de Extensão serão fomentadas palestras em espaços espalhados pela cidade. Terreiros, associações, escolas municipais, praças, Centro Panamericano de Judô e praias estão entre os espaços que abrigarão a diversidade proposta pelo Univerão/Festur.
Para o estudante Felipe Lima, a Univerão é uma grande oportunidade de aprimorar conhecimentos. “São palestras maravilhosas de profissionais de todo o Brasil. Algo realmente incrível está sendo promovido em nossa cidade”, disse.
A programação da Univerão inclui ainda a FESTUR-Festa Turística Étnica Cultural que terá como campus as praças da Matriz e Martiniano Maia. Nesses locais serão oferecidas oficinas de capoeira e dança, teatro, apresentação de grupos culturais, shows e feira de artesanato. Três roteiros turísticos vão mostrar aos participantes a rica cultura étnica do municípios, suas praias e patrimônio arquitetônico.
Para participar das atividades basta preencher um formulário de inscrição através do endereço eletrônico http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao.Todos os cursos serão certificados pelas instituições de ensino executoras – Universidades Estaduais, Federal e Institutos – e mais de cinco mil vagas estão disponibilizadas.