Hoje e amanhã a nossa cidade promove um grande encontro sobre Economia Solidária. O evento tem inicio daqui a pouco, 17 horas, na Unime.
Economia solidária é definida como o “conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão.”
Maricá na Região Metropolitana do Rio de Janeiro é a referência nacional em economia solidária e já está entre nós, André Braga, secretário de Economia Solidária que será grande estrela do evento.
Maricá joga 2 milhões por mês na Economia local, tem uma moeda , que a MUBUMCA, nome do rio que corta a cidade e com um cartão que faz girar a mumbuca.
A Economia Solidária é uma POLITICA de Estado strictus sensus em Maricá com MARCO REGULATÓRIO criado em 2013.
Nosso Uílson Souza , secretário da SETREL quer começar esta politica por aqui, claro que com o aval e chancela absoluta de NR.
A edil Luciana Tavares, líder do Governo pretende discutir o nosso marco regulatório com os pares e o Executivo e em breve podermos não ser uma Maricá, mas construir algo similar.
Vamos todos à Unime 17 horas.
Vida que segue.
Prefeitura realiza bate papo com representantes locais de comunicação sobre Seminário de Economia Solidária
Na manhã desta quinta-feira (28), o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Uilson de Souza, acompanhado de André Braga, secretário de Economia Solidária de Maricá, município do Rio de Janeiro e Sandra Faé, coordenadora da Rede de Gestores da Economia Solidária, receberam na sede da pasta municipal representantes da comunicação local para uma conversa sobre o tema do 1º Seminário de Economia Solidária, que acontece logo mais no auditório da Unime.
A atividade promovida pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), inicia a partir das 16h e contará com a palestra de Braga, sobre a experiência de Maricá (RJ) no que tange a economia solidária. Ainda nesta quinta-feira, o superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Milton Barbosa também explanará sobre o tema e as alternativas para o desenvolvimento desta política pública em Lauro de Freitas.
“Atualmente 15 mil pessoas são beneficiadas com a moeda social ‘mumbuca’ em nosso município, que compreende a economia solidária como política pública de estado e que atua em todas as alternativas possíveis para ofertar ao maricaense novas oportunidades reais de geração de renda. O caminho da economia solidária é um grito urgente de todos os lugares do Brasil”, destacou o secretário de economia solidária de Maricá, André Braga.
Já nesta sexta-feira (29), Sandra Faé, que atua na coordenação da Rede de Gestores da Economia Solidária e esteve como secretária adjunta da secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, apresentará os desafios do Marco Regulatório da Economia Solidária.