O Laticínio Correntina foi inaugurado nesta sexta-feira (14/07), na Fazenda Mucambe, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), trazendo um impulso significativo para a geração de emprego e renda na região.
A agroindústria tem capacidade para processar até cinco mil litros de leite por dia, com foco na produção de queijo minas, iogurte e leite pasteurizado. A inauguração da Unidade de Beneficiamento de Leite traz novas perspectivas para os produtores de leite de diversas comunidades, promovendo o desenvolvimento do sistema produtivo do leite na região.
A estrutura permite agregar valor à produção de leite, impulsionando a economia local e fortalecendo a agricultura familiar. A unidade já possui o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), está cadastrada para vender para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Bahia e já firmou contratos para a entrega de iogurtes e queijos.
A unidade está sob a gestão da Central de Associações de Agricultura Familiar (CAAF) que conta com 26 associações filiadas e envolve mais de 500 produtores diretamente.
Para Cláudio Duarte, presidente da CAAF, a agroindústria é um passo significativo para a valorização dos produtores de leite, que agora contarão com um espaço adequado para o processamento do produto. “A diversificação dos produtos fabricados ampliará as oportunidades, atendendo às demandas dos consumidores locais e regionais. Além disso, o nosso leite, que era vendido em sua maioria em feiras locais, agora terá um mercado mais amplo.”
Divino Ferreira, produtor de leite da comunidade Aparecida do Oeste, é um dos beneficiados com essa iniciativa. “Agora temos como entregar nosso leite todos os dias. Antes, muitos produtores entregavam o leite para doceiros da região, mas eles não tinham capacidade para receber todo o nosso leite, o que resultava em desperdício e perdas. O laticínio hoje representa renda para nós. Temos a certeza de produzir e ter para onde vender.”
Além da unidade de beneficiamento de leite, totalmente equipada, também foi entregue um caminhão tanque de leite com capacidade para 4 mil litros. O veículo facilitará o transporte do leite com segurança e eficiência, garantindo a qualidade do produto desde a coleta nas propriedades até a chegada à indústria.
Os produtores de leite também foram beneficiados com kits produtivos, que proporcionaram melhorias nas suas atividades, como equipamentos e insumos, garantido o aumento da produtividade e a melhoria das condições de trabalho.
Com a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Leite em Correntina e os investimentos realizados pela CAR, a expectativa é que a região experimente um crescimento significativo na produção de leite.
O coordenador de projetos especiais da CAR, Gilmar Bonfim, explicou que o laticínio integra as ações do Programa Mais Leite, que a CAR iniciou no município, junto com a Prefeitura. “A ação proporcionou melhoria genética dos animais e a oferta de alimentos através do apoio de meio hectare irrigado para 100 agricultores. Eles financiaram no mínimo três matrizes para cada produtor de leite e o funcionamento do Laticínio Correntina. Com isso, a expectativa é que cada família tenha uma renda de cerca de R$ 3,5 mil”.