Os países da Europa têm registrado uma morte por coronavírus a cada 17 segundos. A informação é de Hans Kluge, diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ele, os 53 países que compõem a região já registraram mais de 15,7 milhões de casos de Covid-19, sendo 4 milhões apenas em novembro. O número de óbitos se aproxima de 355 mil.
De acordo com informações do Valor Econômico, mais de 80% dos países da Europa também já registraram mais de 100 casos por 100 mil habitantes na média móvel dos últimos 14 dias. Houve países onde a taxa chegou a 700 casos diários por 100 mil pessoas.
Kluge destacou a situação da França e da Suíça como preocupantes, devido à sobrecarga crescente dos sistemas de saúde. Na avaliação do diretor, medidas mais rígidas adotadas pelos governos têm surtido efeito, mas “lockdowns” devem ser determinados em “último caso”.
Por outro lado, as escolas podem continuar abertas. “O fechamento das escolas não é uma medida eficaz para o controle da Covid-19. As crianças não são consideradas os principais fatores de transmissão”, acrescentou.