Esta quinta-feira (26) entra para a história de Salvador e de Lauro de Freitas, como um marco na mobilidade urbana dos dois municípios. Foi inaugurada a Estação Aeroporto do Metrô, com capacidade para atender a 17 mil pessoas por hora.
Uma das obras mais esperadas pelos baianos, a estação Aeroporto vai possibilitar que o trajeto entre a Lapa, no centro da capital, até o Aeroporto Internacional seja feito em apenas 35 minutos. Carlos Martins, um dos responsáveis pela implantação do metrô em Salvador – maior obra de mobilidade já feita na capital- e que coloca Salvador em terceiro lugar entre todos os sistemas metroviários do Brasil, esteve presente na inauguração e comemorou a entrega de um intenso trabalho.
“A obra do metrô é de uma magnitude imensa, que torna-se referência para outras capitais do Brasil. Um projeto complexo e desenvolvido em tempo recorde. Me alegro e orgulho de ter participado desse processo, de ter acreditado que era possível e de fazer parte de um governo que tem compromisso com os baianos, que gosta de gente e que trabalha para melhorar a vida das pessoas”, comentou ele.
Martins ainda lembrou das primeiras reuniões, quando foram estudadas as formas de trazer as obras do metrô para o Governo do Estado. “Sem dúvida, essa é a realização de um sonho e o metrô é de todos os baianos”, comentou Martins, que foi o coordenador do projeto, iniciado na sua gestão como presidente da CTB e continuou na sua gestão à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur).
Para Martins a Estação do Aeroporto consolida um transporte de massa, com 33 km e que “alivia o trânsito, oferece conforto, segurança , agilidade e mais qualidade de vida para a população”.
As obras não param por aí, o Governo ainda prevê expandir o sistema com a Linha 1 chegando até Águas Claras/Cajazeiras e a Linha 2 seguindo até o centro de Lauro de Freitas.