Com a provável derrota de Donald Trump na eleição presidencial Estados Unidos, ainda que não tenha sido divulgado o resultado oficial, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) afirmou que “Trump não é a pessoa mais importante do mundo” nesta sexta-feira (6/11). O vídeo do discurso foi gravado durante a formatura de Policiais Rodoviários Federais em Florianópolis, capital de Santa Catarina.
A fala do presidente começou com uma afirmação religiosa, antes de chegar a Trump. “Em certos momentos, somente uma coisa nos encoraja e nos fortalece. É Deus sempre acima de tudo. Eu não sou a pessoa mais importante do Brasil, assim como Trump não é a pessoa mais importante do mundo, como ele bem mesmo disse. A pessoa mais importante é Deus. A humildade tem que se fazer presente entre nós”, declarou.
Ele já afirmou publicamente que torcia para o presidente americano Donald Trump, além do fato de o concorrente, e provável vencendor, Joe Biden, ter reclamado da postura brasileira em relação ao meio ambiente, o que aumentou o clima de tensão entre ele e Bolsonaro. “O momento do Brasil ainda é difícil. Assistimos à política externa. Temos nossas preferências e o que acontece lá fora interessa para cada um de nós aqui dentro”, disse Bolsonaro.
O grupo de mais de 600 formandos da PRF é composto por aprovados remanescentes de um concurso realizado em 2018. Em maio, após pedidos ao presidente, os candidatos foram nomeados por meio de decreto assinado por Bolsonaro, com o aval de Paulo Guedes, da Economia. Segundo o Estadão, apesar de o uso da máscara ter sido indicado para todos os participantes do evento, autoridades políticas presentes na solenidade ignoraram o aviso.