O cortejo carregado de sons e alegria da rica cultura baiana deu boas-vindas à Primavera durante a abertura, neste sábado (23), do Projeto Trilhas das Artes. A natureza viva do Parque Ecológico de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, foi o cenário perfeito para as apresentações de teatro, música e recitais que compõem a programação do evento, encantando moradores e turistas que passeavam pelo local.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Marques, a iniciativa, que segue até o dia 15 de outubro, é uma maneira de celebrar a nova estação que se inicia com espetáculos artísticos e lúdicos. “Pretendemos atrair cerca de duas mil pessoas por dia nos finais de semana de atividades do Trilha das Artes. O evento é gratuito com atrações para toda à família”, destacou.
A mestre da cultura popular e moradora do bairro de Portão, dona Aidê, marcou a manhã com a beleza do samba de roda e apresentação do bumba meu boi. Seguida pelos remanescentes, a matriarca declarou que a manifestação cultural é passada há gerações. “Eu recebi ainda muito jovem a incumbência de manter essa tradição viva. Hoje esse trabalho já completa trinta anos de existência com a inserção de jovens do nosso bairro que dão sequência a tradição”, contou.
Entusiasmada, Ana Clara, de 5 anos, viu de perto pela primeira vez a dança do boi mais famoso do folclore nacional. “É bonito”, disse sem tirar os olhos das cores e indumentárias que balançavam conforme o ritmo. Para a mãe da menina, “o Trilha trouxe a oportunidade para as crianças conhecerem as raízes que carregam a identidade brasileira”, disse.
Por todos os lados, o clima de descontração e intimidade com a natureza era quase palpável. A dona de casa Maria Rita disse que saiu cedo para não perder nenhum detalhe da festa. “Se possível estarei aqui todos os dias”, afirmou enquanto seu netinho Cauã, de 7 anos, cedia o rosto para a pintura facial. “Quero o desenho do homem aranha”, disse.
Dispostas no percurso do Parque, cinco geladeiras estilizadas artisticamente serviam como prateleiras para livros e revistas dos mais variados assuntos. “Nos recebemos as doações destes materiais e estamos repassando para quem se interessar em ler. Fica a critério de cada um, trazer um livro e levar outro, ou depois trazer o mesmo livro de volta. A intensão é estimular a leitura”, explicou o ator e apresentador Jackson Costa, diretor do projeto que neste domingo (24) apresentará o Sarau do Poeta.
Ainda deverão passar pelo Trilha nomes como Adelmo Casé e Ju Moraes, a Orquestra de Pandeiros, e os espetáculos teatrais Alvoroço, Limousine e Palhaçal Horto de Tontos. Nesse domingo tem ainda Terno de Reis, palhaços, contação de história, grupos de capoeira e apresentação de indígenas.