O desembargador Roberto Frank, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), anunciou a utilização do Janus, robô com inteligência artificial, para proceder com a análise dos registros de candidaturas no pleito deste ano. O IA já agiliza o trabalho de análise do judiciários eleitoral baiano com as prestações de contas anuais dos partidos.
De acordo com o magistrado, é um fato importante para ajudar a acelerar as demandas judiciais do TRE-BA. No caso das contas, exemplificou, esse procedimento acontece quando o processo é aprovado ou aprovado com ressalva. “O robô baixa o edital, intima o Ministério Público e o robô faz a sentença, que posteriormente é verificada pelo juiz, que libera para o Diário da Justiça Eletrônica”, disse à imprensa durante coletiva na manhã desta terça-feira (9).
Os servidores que antes ficariam imbuídos de acompanhar os detalhes de toda a documentação, com a utilização do Janus, são remanejados em outras demandas e o robô.
O presidente do TRE também apontou a eficiência processual da justiça eleitoral baiana. “O que eu posso dizer é que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia está sempre atento em entregar a prestação adicional de forma célere. E justamente pensando nisso, é que nós implementamos a inteligência artificial”, disse.
“O TRE-BA cumpriu todas as metas com excelência, recebeu o prêmio Diamante, e foi reconhecido como o Tribunal Regional Eleitoral mais eficiente do país”, completou.