Brincar o Carnaval com responsabilidade e respeito à vida foi o apelo feito nesta sexta-feira (9) pela equipe da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública –SETTOP de Lauro de Freitas aos motoristas abordados nas blitze educativas realizadas durante todo o dia, com apoio de policiais da 52ª CIPM.
Na primeira blitz, na Estrada do Coco, no trecho de Portão, a ação na pista surpreendeu muitos motoristas que seguiam sentido litoral e acabaram flagrados pelo etilômetro. “Mesmo com teor baixo de álcool apontado no aparelho, eles foram orientados a dar a direção do veículo para outra pessoa”, explica a diretora de Educação para o Trânsito da SETTOP, Helena Souza Santos.
À tarde, as ações de prevenção se concentraram no circuito do Carnaval, no Centro da Cidade, com barreiras e abordagens no trânsito e em bares. A distribuição de panfletos aos que estavam bebendo era acompanhada de informações sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool e outras drogas, ou usando o celular.
As blitze têm caráter educativo, mas vale o alerta: a lei em vigor prevê apreensão do veículo e da habilitação e multa; se houver acidente, pena de prisão de seis meses a dois anos. A partir de abril, nova lei prevê penas mais rigorosas para quem dirigir embriagado. As blitze vão continuar durante todo o Carnaval.