MOEMA ISABEL PASSOS GRAMACHO – Nasceu em 4 de julho, com formação em química e biologia. Mas não era seu destino misturar produtos, nem tão pouco a biologia para sua trajetória de vida.
Logo, porém, fez da química de um processo de transformação, se tornando liderança popular na luta pelos companheiros petroquímicos, que reconstruí uma nova ideia de luta em conjunto com sindicalistas e operadores. Moema Gramacho participa das negociações coletivas e da greve.
Para descrever o cenário, hoje, é lembrança da líder que não cansava. Não se intimidou, enfrentou oposição da força repressora do Estado, como também dentro do grupo. Esta química da estudante só fazia aumentar sua força para não desistir.
A mesma química faz da mulher Moema ingressar na política. Foi vereadora de Salvador, suplente de deputado estadual entre 1995 e 1999 e efetivada em janeiro de 1997, eleita deputada estadual em 1998, reeleita em 2002, Membro da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e renunciou, em 30 de dezembro de 2004, para se dedicar ao povo de Lauro de Freitas, Prefeita 2005-2012.
Premiada prefeita empreendedora pela criação do Programa Municipal de Aceleração do Trabalho, Emprego e Renda “melhor prefeita das Américas”, pela Organização Brasil Américas. Implantou o primeiro centro de referência a doença falciforme na Bahia, em homenagem a companheira também prefeita, inaugurou a primeira maternidade pública de Lauro de Freitas, que foi fechada no ano seguinte durante mandato de seu sucessor. Assumiu em 2013 a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Em 2014, foi eleita deputada federal. Em 2016 é eleita novamente prefeita de Lauro de Freitas, com 52,34% dos votos válidos. Em 2020, foi eleita pela quarta vez prefeita de Lauro de Freitas.
PARABÉNS ANIVERSARIANTE!
O futuro ainda espera por uma mulher que nunca cansa, não perde o entusiasmo. Recria fatos para dar continuidade as comemorações da independência do Brasil na Bahia, quando incluiu através da história Lauro de Freitas na cerimônia que relembra a trajetória de luta, resistência e coragem do seu povo. O fogo simbólico passou na cidade e com muita honra para você líder deixar uma marca em sua manifesta coragem como mulher vencedora, contextualiza o passado de luta do seu povo e revive os momentos histórico na região do CAJI, que serviu de grande hospital nessa luta pela independência ao para receber os companheiros como base auxiliar.
Fatos que só reforçam nesta homenagem o reconhecimento mais do que justo deste legado que fica gravado Mulher Vencedora.
Viva a Independência da Bahia!
O futuro ainda espera de tu mulher, que não perde o entusiasmo, sempre bela e verter-se bem.
MOEMA GRAMACHO.
PARABÉNS.
Foto: Daniel Serrano/BNews