Mardio Costa, baiano natural de Salvador, já se destacava nas quadrilhas juninas da escola com sua irmã. Em 2005, com 10 anos de idade, veio morar em Lauro de Freitas. Aos 16 anos, teve seu primeiro contato com aulas de forró e logo já ensinava aos seus amigos os movimentos básicos. Aos 18 anos já tinha seu próprio espaço para aulas que, com ajuda dos seus amigos e amigas, se tornou oficialmente, em 2013, sua escola de forró, Chineleiros.
Hoje, aos 27 anos, Mardio Costa, com seus 11 anos de experiência no forró e 9 anos desde a criação da sua escola Chineleiros, já esteve em 8 países e algumas cidades do Brasil irradiando a energia do nosso forró e espalhando suingue e dendê que só a Bahia tem.
.
Milena Morais, mineira de Belo Horizonte, sempre amou a arte e suas várias formas de manifestação. Adorava desenhar, cantar, dançar e atuar nos teatros da escola.
Aos 12 anos, foi na dança que ela se encontrou. Fez aulas de forró durante 3 anos e meio e, ao atingir o último nível de sua escola aos 16 anos, começou a dar aulas. Durante alguns anos, forrozeira de escola e, mais pra frente, das noitadas de forró em BH, festivais pelo Brasil e pelo mundo, tendo passado por 15 países ministrando aulas e participando de eventos. E foi assim que, em 2018, conheceu Mardio Costa.
.
Desde o início da pandemia, em 2020, os dois desenvolvem um trabalho juntos de pesquisa, aulas, workshops, viagens, produção de conteúdo, projetos, visando trazer inovação para o movimento do Forró. Através também da Escola de Forró Chineleiros, Mardio e Milena trazem, com seu trabalho, um olhar humanizado para a dança e para as pessoas, cultivando valores e ideologias que fortaleceram, foram e são importantes para o crescimento do Forró, como a simplicidade, humildade, acolhimento, liberdade para se expressar, para que seja um ambiente saudável, agradável e seguro pra quem quiser chegar e se conectar com essa arte!
.
No mês de março de 2022, com a diminuição dos casos de covid pelo mundo e a flexibilização das medidas de restrição, fizemos nossa primeira turnê europeia em conjunto.
O convite para ministrar aulas veio a partir do Forró Vinyl Festival, que aconteceu na cidade de Zurich, Suiça, dos dias 11 a 13 de março. Foram 3 dias de evento com aulas, concertos e forrozeiros de diversos lugares do mundo.
A partir desse convite, desenvolvemos a turnê junto com a nossa produtora, Anne Juhe. A viagem aconteceu entre os dias 9 e 28 de março, passando pela Suíça (Zurich), França (Paris e Lille) e Alemanha (Bonn, Nurnberg, Munique, Hamburg, Berlim e Freiburg).
.
“Foi incrível poder voltar depois de mais de 2 anos em casa. Foi uma viagem intensa, passamos por muitos lugares em pouco tempo, mas foi muito bom perceber o quanto os forrozeiros e forrozeiras da Europa estão também com saudade da energia que o Forró tem, perceber as pessoas abertas e dispostas a trocar e aprender com a gente, desde movimentos e técnicas a ideologias de dança, de vida e sobre a cultura do Brasil.” Milena Morais
.
“Viajar com um turbilhão de coisas acontecendo foi muito desafiador. Guerra entre países, processo pandêmico, desgoverno no Brasil e com a realidade dura que nós artistas vivemos em nossa terra, não foi fácil. Nos agarramos no que acreditamos para nosso país e para o mundo, trazendo a força e energia de nossos ancestrais e com o cuidado que temos com a nossa arte, levamos muita autenticidade, alegria, forró e acolhimento por onde nós passamos. “ Mardio Costa
.
Para acompanhar nosso trabalho no instagram: @mardilenadance, @chineleiros
Para acompanhar nosso trabalho no Youtube: Milena Morais e Mardio Costa