Um homem identificado como Salmo Machado, mais conhecido como “Alma”, morreu após troca de tiros com a Polícia Civil na Aveinda Djalma Dutra, em Salvador, na noite de quarta-feira (9/3). O rapaz, considerado pela Secretaria da Segurança Pública como um dos mais perigosos da capital, era alvo de um mandado de busca e apreensão
De acordo com a SSP, policiais do Grupo de Capturas do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) foram recebidos a tiros por Salmo, que era responsável pelo tráfico de drogas área do Centro Histórico. Durante o confronto, “Alma” foi alvejado e chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Foram encontrados, juntamente a Salmo Machado, quatro tabletes de maconha e uma pistola 7.62. “Trata-se de um criminoso de alta periculosidade retirado de circulação. Ele também é investigado pela prática de diversos homicídios na capital baiana, principalmente na região do Centro”, disse o diretor do Draco, delegado José Bezerra.
O material apreendido foi encaminhado para a sede do Draco e posteriormente será levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). As investigações seguem, para tentar localizar mais envolvidos no grupo criminoso.
“Alma” é apontado por ser responsável de alguns atentados violentos que aconteceram em novembro de 2021 na Avenida Joana Angélica. Quatro pessoas foram vítimas de homicídio, sendo uma delas uma criança de dois anos.
O alvo do atentado era Lucas dos Santos Cerqueira. Ele morreu no Hospital Geral do Estado no final da tarde do dia 9 de novembro, quatro dias após ficar internado. Lucas dirigia um carro, modelo Ônix, que foi interceptado por outros dois veículos. Na época, a Polícia Civil confirmou que o caso tinha relação com a “guerra do tráfico”.
O crime vitimou ainda Karla Santos Soares, de 37, além da criança de dois anos e um adolescente de 15.
A ação foi gravada por uma câmera de segurança. As imagens mostram que o carro das vítimas para em um semáforo atrás de outros dois automóveis. O motorista de um deles, que está mais à frente, dá marcha ré e cerca o veículo do meio. É nesse momento que homens descem e começam uma intensa troca de tiros.