SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED
COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Senhores pais/responsáveis e estudantes maiores de 18 anos
Diante do atual cenário de retorno do crescimento da contaminação pelo coronavírus (COVID-19) e o consequentemente aumento das mortes, tendo ainda o surgimento de novas variações do vírus (cepas) no território nacional, inclusive na Bahia, ocasionando grande ocupação dos leitos hospitalares e a quantidade insuficiente de vacinas adquiridas pelo governo federal para a população, informamos que a retomada das atividades letivas das escolas municipais se dará no modo remoto e domiciliar.
Desse modo, a rede municipal de educação reinicia o ano em 01 de março e vamos até 30 de abril, finalizando assim o ano letivo de 2020. A partir de 10 de maio iniciamos o ano letivo de 2021.
Nosso esforço é para a realização das atividades pedagógicas com nossos estudantes sem colocar em risco a vida da nossa comunidade.
Para tanto, utilizaremos as estratégias de atividades letivas remotas e domiciliares.
Serão distribuídos para cada estudante da rede Cadernos de Atividades elaborados pelos professores e a equipe pedagógica da SEMED. Estes Cadernos são compostos de conteúdos curriculares correspondentes a cada ano escolar e atividades com gabarito para que a folha seja destacada e entregue na escola para fins de acompanhamento do professor. O acompanhamento dos pais e responsáveis pelo estudo diário por meio dos Cadernos de Atividades, é tão importante quanto as aulas presenciais do período da normalidade, devendo-se portanto observar, a rotina de estudo do estudante.
Serão também disponibilizadas aulas por meio da TV Kirimurê, canal 10,2. As famílias dos estudantes e os estudantes da EJA vão receber a grade da programação das aulas, semanal ou quinzenalmente. É fundamental que nossos estudantes tenham o aparelho de televisão disponível nos horários correspondentes a
às suas aulas pela manhã e pela tarde e à noite para a EJA.
A partir de 10 de maio, com o início do ano letivo de 2021 acrescentaremos as videoaulas (tablets com plataforma educacional e internet) que foram adquiridos pelo município para utilização dos estudantes e professores. Provavelmente no mês de março iniciaremos as oficinas de treinamento e capacitação de docentes, coordenação e gestão (os que necessitarem) para a utilização dessa plataforma.
As escolas poderão utilizar outros meios que forem viáveis para sua realidade, excetuando-se as aulas presenciais.
Informamos ainda que desde 08 de fevereiro os professores, coordenadores pedagógicos e a gestão escolar estiveram em atividade de planejamento junto com a equipe pedagógica da SEMED e internamente nas escolas, para que esse trabalho remoto e domiciliar atenda às necessidades de aprendizagem dos nossos estudantes. Reforçamos que sem o apoio e acompanhamento dos pais e esforço e estudo dos estudantes da EJA todas estas ações serão prejudicadas.
A retomada das aulas no modo presencial depende das autoridades sanitárias que, por sua vez, dependem da diminuição substancial dos casos de contaminação e mortes pelo Coronavírus.
Reiteramos a toda a comunidade escolar e do entorno da escola que mantenha o distanciamento social, utilize máscara corretamente e intensifique os procedimentos de higiene das mãos, evitando a todo custo estar em qualquer tipo de aglomeração. Os cuidados devem ser redobrados!
Lauro de Freitas, 19 fevereiro de 2021.
Vânia Galvão
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAURO DE FREITAS