Por Shayana Busson
O ex candidato a prefeito de Lauro de Freitas, Teobaldo Costa, deixou vazar recentemente fotos de sua viagem pro Quatar, foi ver a copa do mundo.
Nas fotos e vídeos, Teobaldo aparece vestido de Sheik árabe, dei muita risada, cômico, porque com aquelas vestimentas, ele ficou idêntico a um cidadão islâmico, um sujeito local mesmo, da terra.
Mas, de volta a Lauro, e, pensando bem, nada mais característico para Teo do que o uso daqueles trajes, pois simboliza riqueza, luxo, extravagância, verbas inesgotáveis.
E como diz o povo, a história de Teobaldo em Lauro de Freitas é marcada pelo derramamento de dinheiro.
Apesar de não ter vencido da petista Moema, o ex candidato a prefeito, em 2020, dividiu muitos vereadores da cidade, mas não com sugestões novas ou plataforma política diferente, e sim, com sua pomposidade financeira. Seduziu pesado, provocou um verdadeiro “pula-pula de barcos”, e para quem já não tinha ideologia ou fidelidade política, saiu lucrando, elegeu muitos, mas ainda assim, o PT levou o Poder Executivo no 1° turno.
Só do que Teobaldo tem declarado para o TSE são 340 milhões, fora outros milhões em investimentos. O cara é Sheik mesmo, porém não do Quatar, talvez de Lauro, pois certamente é o homem mais rico da cidade, e um dos maiores milionários dentre os quase 3.000 milionários da Bahia.
Aqui no município ele já vinha ensaiando sua entrada na política, mas sequer vive as demandas da cidade, não propõe nada, não entende nossos problemas, não tem movimentação na base, nem se envolve, só de vez em quando, entre um bairro e outro, pratica o velho assistencialismo.
E em 2024? será que Teobaldo vem bater as asas pro lado de cá novamente? Duvido que não. Deve estar empolgadiço com os votos disparados de ACM neto no município, seu correligionário de partido, e amigo né? Acm concedeu dispensa de licitação de 43 milhões em cestas básicas ao Atakarejo, distribuídas no município de Salvador. Que amigão!
Na tática, Moema, certamente, já deve estar jogando os malabares de forças e interesses políticos locais, porque fazer um (a) sucessor (a) “à esquerda” em Lauro de Freitas será indispensável pra não permitir o avanço dessa direita elitista, que mesmo sem a indumentária de um Sheik, atravessa nossa política há tempos, e em todas as oportunidades que teve no Poder Executivo, provocou desmantelo na cidade.
Hoje travestida de oposição, essa elite tem feito de ruas esburacadas e reboque de carros oficiais, a maior tempestade em copo d´água da Gestão, que o diga Naide Brito na Câmara.
Desejo é que nesse tabuleiro de novas e antigas articulações, a prefeita geste apoios que não se tornem cobras pra picar no breve futuro, e consiga organizar sua difícil expedição, com vistas a valorizar os que realmente assentam o pé em ideais políticos de valor, pois, o cenário é bem complexo, considerando que parte de sua base já é da direita, e que não será ela novamente a líder do governo….
É a luta de uma ex sindicalista e um sheik milionário e seus súditos. Cuiiiida!!!!
Shayana Busson é moradora da Itinga.