A Prefeitura de Lauro de Freitas está, diariamente, com equipes da Operação Tapa-Buracos nas ruas para realizar trabalho de recuperação asfáltica. No mês de maio, 60 vias foram contempladas, melhorando a mobilidade de motoristas e pedestres. As intervenções foram feitas nos bairros de Recreio Ipitanga, Vila Praiana, Centro, Ipitanga, Pitangueiras, Itinga, Parque São Paulo, Ipitanga, Portão, Cají e Buraquinho. No último ano, foram utilizados mais de 5 mil m³ de asfalto na Operação Tapa-Buracos.
O cronograma de trabalho é elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), que fazem o mapeamento das vias, e também através de denúncias e solicitações encaminhadas pela população. O gestor da pasta, Roque Fagundes, destaca que a Operação é uma manutenção necessária, para que a viabilidade esteja garantida, principalmente, nesses períodos chuvosos, em que ocorrem desgastes da pavimentação asfáltica.
“Após a temporada de fortes chuvas, a Operação é ainda mais necessária. Ela ajuda a minimizar os problemas de viabilidade urbana. Os serviços são feitos em toda a cidade, priorizando os pontos mais críticos. Também utilizamos o critério da diversificação. Se colocamos um dia em um bairro, no outro já colocamos em outra região. Quando chove, precisamos aguardar o asfalto secar para garantir a ideal aderência do material. Nosso trabalho é garantir a qualidade de vida dos nossos munícipes”, comentou.
A coordenadora executiva da Seinfra, Rita Menezes, ressalta que o município tem uma malha viária antiga e que precisa passar por obras de recuperação total. Ela explicou, que na última semana, a prefeita Moema Gramacho, juntamente com os técnicos da Seinfra, foram até a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) para solicitar o serviço de recapeamento na cidade.
“O pavimento do município é antigo. Então por isso a necessidade da sequência contínua do Tapa-Buracos. A Operação funciona como um paliativo para evitar transtornos e garantir a segurança da população. Fomos até a CONDER, juntamente com a prefeita, para solicitar o serviço de recapeamento. Há uma previsão de R$26 milhões de investimento, em que 32 ruas serão contempladas. Esse recapeamento vai dar uma qualidade melhor na mobilidade”.
Para solicitar o serviço, o munícipe deve entrar em contato com a SEINFRA, através do telefone: (71) 3288-8784. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.