A usina solar, que terá geração total de 165kWp para uma produção média mensal de 20.000kWh, com previsão de economia de mais de 20 mil mês, é resultado de investimentos da ordem de R$ 507,5 mil, do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com confinamento do Banco Mundial.
O presidente da Frigbahia, Wanderley Gomes, afirma que com a implantação da estação de energia solar a expectativa é obter uma série de benefícios. Ele salienta que no campo da indústria, serão reduzidos os gastos com energia cerca de 90 a 95%, o que irá proporcionar uma redução no custo da produção e, automaticamente, melhorar as condições de compra, agregando ainda mais valor ao produto que chega dos agricultores familiares. Ele observa ainda que no campo da comercialização irá proporcionar também a oferta de um produto com valor mais acessível, ampliando a possibilidade de consumo.
“O projeto de energia solar era um sonho para a nossa cooperativa, que está se tornando realidade em função do projeto Bahia Produtiva e que irá trazer, além dos benefícios econômicos, vários benefícios ambientais, com a produção de uma energia limpa e, consequentemente, benefícios sociais para toda a comunidade”, ressalta Wanderley.
A Frigbahia, que conta com o apoio do Governo do Estado, comercializa na Bahia e em grandes redes de supermercado de diversos estados do país cortes finos de caprinos e ovinos, com a marca Fino Sertão, sendo responsável pelo escoamento da produção de 1.200 famílias agricultoras produtoras de caprinos e ovinos em diversas regiões do país.
Com rígidos padrões de produção, a Frigbahia atua com o objetivo de oferecer produtos de alta qualidade e sabor diferenciado, com o selo do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.) e incluso no cadastro de estabelecimentos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), apresentando equivalência para a comercialização em nível interestadual, além de contar com o selo de origem dos animais oriundos da agricultura familiar.
Apoio ao sistema produtivo
Por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já foram investidos pelo Governo do Estado, no sistema produtivo que engloba a produção de caprinos e ovinos, R$ 89,2 milhões, no período de 2015 a 2023, por meio de projetos como o Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, beneficiando diretamente aproximadamente 42 mil famílias agricultoras baianas.
Por: Silvia Costa – Assessoria de Comunicação da CAR
Fotos: Arquivo FrigBahia