Diversas contas de apoiadores de Bolsonaro em redes sociais foram tiradas do ar nesta sexta-feira (24/7) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Famosos como Luciano Hang, dono da loja Havan, a ativista Sara Winter, o ex-deputado Roberto Jefferson e o blogueiro Allan dos Santos, que estão sendo investigados no inquérito das fake news, tiveram suas contas suspensas do Facebook e Twitter.
A decisão foi divulgada em maio, mas cumprida somente agora. Segundo a Folha de São Paulo, ao serem acessadas, as contas no Twitter apresentam mensagens como “conta retida” e que a conta” foi suspensa em resposta a determinação legal”. Ja no Facebook, os nomes não aparecem para visualização na busca. Quando acessados diretamente via URL, apresentam mensagem que diz que o conteúdo “não está disponível no momento”, como no perfil de Hang.
As contas não foram suspensas simultaneamente, pois alguns investigados tiveram os perfis excluídos apenas no Facebook e outros somente no Twitter. Em nota divulgada para a imprensa, o Twitter afirma que “agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)”. O Facebook afirma que “respeita o Judiciário e cumpre ordens legais válidas”.