O empresário Ricardo França Paz, 44, de Sorocaba, interior de São Paulo, inovou e apostou em um meme para alertar os moradores da cidade sobre os riscos do novo coronavírus e a importância do isolamento social. Dono de uma empresa de outdoors, ele espalhou anúncios pela cidade com a imagem do “meme do caixão” acompanhado da frase “Fique em casa ou venha dançar com a gente”.
A propaganda faz referência aos vídeos que estão sendo usados em montagens na internet, que mostram uma pessoa em situação de risco e, após um corte na imagem, entra um grupo de carregadores de caixões dançando durante funerais na África, dando a entender que a pessoa do vídeo morreu. As edições que circulam nas redes sociais ficaram famosas com a música eletrônica Astronomia, de Tony Igy, ao fundo.
“As pessoas acabam prestando mais atenção nessas imagens que são divertidas, por isso tentamos através delas passar a mensagem de conscientização sobre a importância de ficar em casa e sair para as ruas somente se necessário”, conta o empresário. Os anúncios com a mensagem foram instalados na terça-feira nas duas avenidas mais movimentadas da cidade.
As peças têm 9 metros de comprimento por 3 metros de altura. A ideia inicial era de que os anúncios ficassem instalados por uma semana, mas devido à repercussão ele será estendido até o fim da pandemia.
Ricardo relata que a ideia surgiu depois que alguns de seus outdoors passaram a ficar sem anunciantes devido à crise financeira gerada pela pandemia. Ele estima que no último mês o faturamento da sua empresa teve queda de cerca de 50%.
“Muitas empresas estão cancelando as ações de publicidade que haviam fechado no começo do ano. Estamos tentando fazer promoções e bonificar nossos clientes para que não sejamos tão afetados comercialmente falando. Mas estimamos que no próximo mês o nosso faturamento ainda tenha queda de mais uns 20 a 30%”, explica.
Essa não foi a primeira vez que Ricardo coloca outdoors com mensagens de conscientização sobre os perigos de sair de casa durante esse período de pandemia. No mês passado ele logo que o isolamento social foi determinado no estado, ele fez uma campanha pedindo para as pessoas ficarem em casa.
Como o meme surgiu Os homens que aparecem no vídeo carregando o caixão e dançando são chamados de “pallbearers”, que significa carregadores de caixões, em inglês. O vídeo original gravado com eles foi feito em Gana, pela emissora BBC e viralizou no mundo todo.
A dança em questão é uma tradição no país que celebra os enterros com dança e os carregadores de caixão são contratados pelas famílias que tem melhores condições financeiras.