Sob protestos, o projeto do Governo do Estado de reajuste de 4% no salário dos servidores estaduais foi aprovado na última terça-feira (17/5). Após a aprovação, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) celebrou a aprovação
Foi aprovado, na Assembleia Legislativa, o PL 24.877/2023 que trata sobre o reajuste salarial linear de 4% para os servidores estaduais, incluindo pensionistas, aposentados e profissionais Reda. Com isso, vamos valorizar o funcionalismo público”, afirmou, em publicação no Twitter.
A matéria foi tema de polêmica durante toda a tramitação por conta a reivindicação dos servidores para que o reajuste fosse, ao menos, de 9%. Em reunião realizada no início do mês, as entidades deliberaram “que 4% não atende e está bem longe dos 53,33% das perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos anos”, conforme disse, em nota, Kleber Rosa, coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).
Diante dos impasses, a sessão de votação foi obstruída pela oposição por quase oito horas. Os deputados ficaram de 14h até aproximadamente 21h30 nas salas da Casa negociando pontos do texto. No fim, prevaleceu a vontade do Governo, que aprovou os 4%.