Atentos aos monitores que recebem imagem das mais 300 câmeras espalhadas pela cidade, os técnicos de plantão no Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) foram os primeiros a lançarem o alerta de alagamentos nas últimas chuvas que castigaram Lauro de Freitas, na madrugada da sexta-feira.
A chuva deu uma trégua no final de semana, mas os telefones do Centro (156) não pararam. Dali, o alerta em tempo real segue para as secretarias que acionam suas equipes. O trabalho conjunto mostrou que o videomonitoramento se revelou um reforço importante para dar agilidade ao atendimento.
Mesmo com sol, as secretarias municipais intensificaram ações de prevenção e de acompanhamento às ocorrências. Os serviços de prevenção às chuvas são executados em várias frentes. Por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), equipes intensificaram os trabalhos de limpeza e desobstrução de canais e bocas de lobo, recuperação de redes de drenagem e pavimentação.
O canal do Horto, as ruas Coronel João de Sá, Passo, Juarez Magalhães e Edgar Viana, na Itinga, foram algumas das localidades por onde passaram os serviços. Na Lagoa da Base foi reforçada a limpeza com a bomba de drenagem.
A Seinfra ainda realizou inspeção, assistência e programação dos trabalhos nos bairros de Portão, Caji, Centro e Areia Branca, locais mais afetados pelas chuvas. Por toda cidade e com maior atenção aos pontos críticos, agentes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) não param as varrições, capina, roçagem e retirada de entulhos e inservíveis.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou visitas em Caji Caixa D’água, Tropical de Baixo e Alto do CAIC – Itinga. Nos locais foram verificadas as necessidades e encaminhadas famílias para cadastros de serviços sociais.
A Defesa Civil Municipal mantém equipes de prontidão e monitora áreas de risco. As ações preventivas e o trabalho de manutenção minimizam impactos de fortes chuvas, mas não impendem que ocorram alagamentos. Para resolver situações como essas, está em andamento a obra de Macrodrenagem do Rio Ipitanga, Joanes e afluentes. Uma parceria com o Governo do Estado que vai alargar os leitos dos rios e já possui piscinões construídos que captam água da chuva.
Telefones úteis
Defesa Civil: (71) 3288-8628
Alô SESP: (71) 3378-8502 ou 3378-8500
CIMU: (71) 3369-3710 / 3370-4843 ou pelo WhatsApp: (71) 98153-4034
Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque e Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
05/01/2020
71 3288 8371