Pela primeira vez na história, a Casa Branca, em Washington, e seus entornos tiveram as luzes apagadas na madrugada desta segunda-feira (1/6). A decisão foi tomada por medida de segurança durante protestos que ocorrem nos Estados Unidos desde o dia 25 de maio contra o racismo por conta da morte de George Floyd. A vítima era um homem negro asfixiado por um policial branco.Pela primeira vez na história, a Casa Branca, em Washington, e seus entornos tiveram as luzes apagadas na madrugada desta segunda-feira (1/6). A decisão foi tomada por medida de segurança durante protestos que ocorrem nos Estados Unidos desde o dia 25 de maio contra o racismo por conta da morte de George Floyd. A vítima era um homem negro asfixiado por um policial branco.
? The White House went dark, turning off almost all of its external lights. Thousands of demonstrators gather near the White House, part of nationwide protests over the death of George Floyd. #blacklivesmatter #georgefloyd #icantbreathe #endracism #floyd #washingtondc pic.twitter.com/tS9HVosqNp
— Stark News®️ (@starkdailynews) June 1, 2020
Na sexta-feira (29/5), o presidente Donald Trump teve que ser levado para um bunker para garantir sua segurança após centenas de manifestantes se aproximaram da Casa Branca em mais um dia de protestos. O bunker fica no subsolo do edifício-sede do governo norte-americano. Policiais tiveram de usar bombas de gás para dispersar os manifestantes e garantir a integridade do local. Houve tumultos e incêndios em Washington.
Internautas atentos perceberam que as situações, inclusive o homicídio de um negro por um policial branco, foram previstas pelo seriado The Simpsons. Alguns usuários do Twitter chegaram a brincar que sentem mais medo do desenho do que da pandemia do novo coronavírus. No episódio que mostra o “apagão” na Casa Branca, inclusive, um homem aparece dentro de um caixão.