Filósofo e radialista, Silvio Leal é morador do bairro de Plataforma, no subúrbio ferroviário de Salvador, e tem cinco filhos. Em sua trajetória de militância, Leal foi líder do Movimento em Defesa da Moradia e trabalhou como coordenador estadual e nacional do Movimento Popular de Saúde. Ele é ex-integrante dos Conselhos Estadual e Nacional de Saúde (CNS) e (CES).
Por defender o direito à moradia, foi preso duas vezes, quando foi membro da Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) e do Movimento Contra a Carestia (MCC). Sílvio Leal também foi militante de comitê conjunto do PSB, em 1982, ao lado do então coordenador Domingos Leonelli e coordenador de Transportes na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia, no Governo de Jaques Wagner.
Pela segunda vez, Silvio Leal entra na disputa para concorrer ao cargo de pré-candidato a vereador de Salvador, nas Eleições de 2020. A primeira aconteceu em 1988, pelo PSB. Leal destaca entre as suas principais bandeiras, a defesa do idoso, com ampliação de políticas públicas que permitam a instalação de unidade hospitalar para o idoso, a disponibilização de mais profissionais geriatras nos centros de saúde e a luta favor de moradores de rua.