Cerca de 300 pessoas participaram do lançamento do 1° Curso de Mototaxistas, realizado na manhã deste sábado (11), no auditório da faculdade Unime, em Lauro de Freitas. Iniciativa da Prefeitura através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), o lançamento contou com a presença da prefeita Moema Gramacho, secretários, vereadores, representantes da Polícia Militar, Detran e da categoria, além da senadora Lídice da Mata.
Moema lembrou que durante sua primeira gestão, em 2006, os mototaxistas avançaram com a conquista da regulamentação na cidade. “Fomos pioneiros, Lauro de Freitas foi uma das primeiras cidades que buscou organizar este serviço. Fomos exemplo para outros municípios do país”, frisou. Aproximadamente 500 pessoas exercem a função no município, das quais 21 são mulheres.
A prefeita também destacou a importância do curso tendo em vista que o município passará por avanços na área do trânsito e transporte com a vinda do metrô e das ciclovias. “O governador Rui Costa nos deu a previsão de que até agosto deste ano a primeira estação do metrô em Lauro de Freitas estará pronta. Vamos buscar melhorias em todos os aspectos do trânsito em nossa cidade”, disse.
Covidada pela prefeita ao palco como homenagem às mulheres trabalhadoras de Lauro de Freitas, a mototaxista Francisca Ana protagonizou momento especial no evento. “Já enfrentei muitas situações de discriminação, numa delas uma mulher assim como eu, não confiou nos meus serviços pelo simples fato de ser mulher. Todos os dias nós temos que lutar por respeito e se impor de maneira dobrada para conseguir levar o sustento para casa”, contou. Ela atua há dois anos como mototaxista.
Ao lado da prefeita Moema Gramacho, Francisca Ana repudiou o discurso do presidente Michel Temer, quando em alusão ao Dia Internacional da Mulher afirmou que as mulheres sabem sobre economia pois frequentam o supermercado. “Não sou recatada e do lar como ele quer que sejamos, sou de suor e de luta”, bradou.
Inscrições
As inscrições para o curso estarão abertas a partir desta segunda-feira (13) e seguem até o dia 31 na Base Operacional de Trânsito, ao lado do Corpo de Bombeiros na Estrada do Coco.
A capacitação é destinada a profissionais maiores de 21 anos habilitados na categoria “A” há pelo menos dois anos. Os interessados devem estar munidos da Carteira Nacional de Habilitação, laudo (adquirido no SAC) e comprovante de residência. “O objetivo é orientar a categoria com noções de atendimento, educação no trânsito, direção defensiva e ética profissional”, explicou o secretario da SETTOP, Olinto Borri.
O curso cumpre termos contidos na Resolução nº 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 04 de julho de 2010. Com carga horária de 25 horas de aula teórica e cinco horas de aulas práticas que serão ministradas por profissionais do Detran. Todos os participantes receberão certificado.
As aulas estão previstas para iniciar no dia três de abril. O curso é gratuito.