Em uma era onde a aparência se tornou primordial, os millennials (nascidos entre 1981 e 1996) estão buscando cada vez mais por tratamentos preventivos e menos invasivos. Segundo o Grand View Research, o mercado global de medicina estética foi avaliado em US$ 99,1 bilhões em 2021, com a expectativa de manter os resultados positivos nos próximos anos, apresentando uma taxa de crescimento de 14,5% até 2030. Esses números expressivos decorrem da popularização das cirurgias plásticas e procedimentos estéticos como a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e bioestimuladores. A satisfação pessoal e a autoestima têm sido prioridades para essa geração, razão pela qual essas técnicas têm ganhado destaque, proporcionando resultados imediatos, preços mais acessíveis e menos desconforto.
Com mais de 30 anos em uso e considerado o procedimento estético número um no mundo, a toxina botulínica segue se destacando nos consultórios, apresentando um aumento de 360% em seu uso, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A Dra. Juliana Caldas, *speakers* da Botocenter, rede especializada na aplicação de toxina botulínica, confirma que cerca de 70% dos clientes atendidos pela empresa fazem parte da geração millennials. “A toxina botulínica, sem dúvida, é o tratamento mais procurado por esse público, devido ao custo acessível e aos resultados bastante substanciais, seguido do preenchimento do “bigode chinês”. Para os mais jovens, os procedimentos preventivos mais recomendados incluem a toxina, bioestimulador de colágeno e também aqueles que corrigem algumas perdas volumétricas e realçam a beleza, como o preenchimento labial”, complementa Caldas.
A toxina botulínica veio mesmo para ficar, conforme o relatório da Mordor Intelligence, o mercado de toxina botulínica foi avaliado em mais de US$ 3,6 bilhões em 2020 e estima-se atingir mais de US$ 7,8 bi até 2026, registrando uma taxa de crescimento anual de 9,94% durante o período de previsão.
Setor aquecido
Com crescente demanda para atender às novas necessidades dos millennials, o setor de saúde, beleza e bem-estar tem visto seu faturamento disparar. Conforme o último balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou um aumento de 21,5% no faturamento ao longo de 2022, representando a segunda maior taxa no segmento. Segundo a entidade, a tendência é que esse bom desempenho perdure, com uma projeção de aumento entre 9,5% e 12% no faturamento em 2023.
As pessoas estão com outro conceito sobre procedimentos estéticos. O público tem mudado muito nos últimos tempos, estimulando o crescimento desse setor e movimentado os consultórios médicos e clínicas estéticas”, aponta Rafael Mansilla, Diretor Executivo da Botocenter.
Sobre a Botocenter
A Botocenter, franquia de estética especializada na aplicação de toxina botulínica, nasceu em 2019 na cidade de Recife com a proposta de oferecer um serviço de qualidade com custo-benefício para os públicos das classes B e C. Atualmente a rede está presente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Paraná, Pará, Pernambuco e no Distrito Federal. Para saber mais, acesse: Botocenter: www.botocenter.com.br
Por: Gabriela Araújo
Fonte: Markable Comunicação