“O mediador é um terceiro imparcial que auxilia as partes a identificar os seus conflitos e interesses, e a construir, em conjunto, alternativas de solução, visando o consenso e a realização do acordo”, destacou a instrutora Elizabeth Brandão nesta segunda-feira (7), durante a finalização da Capacitação em Mediação para os servidores da Prefeitura de Lauro de Freitas (PMLF), que atuam nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejuscs) – Balcão de Justiça. A ação faz parte da restruturação e ampliação do serviço desenvolvido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas..
O curso, ministrado durante três dias por instrutores da Universidade Corporativa do TJ-BA (Unicorp), orientou também profissionais da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e Governo (SEGOV). “O objetivo deste curso é capacitar o servidor que atua em áreas de mediação de conflitos. A dinâmica é desenvolvida em duas etapas que consistem em aulas teóricas e após aulas práticas, com 60 horas de atendimento ao público monitorado pelos instrutores”, explica o coordenador do Cejusc em Lauro de Freitas Wellington Bispo.
A mediadora Lígia Maia explica que a prática da mediação no judiciário se contrapõe a cultura do litígio sendo uma das formas alternativas de solução de lide. “A técnica é uma real possibilidade de humanizar os conflitos, e também oferecer às partes um espaço para construírem a solução ou dissolução de suas questões. Antes a minha postura era de conciliação, o que interfere no posicionamento das partes, a partir do aprimoramento e aplicação da medicação entendi a importância de trabalhar os sentimentos não resolvidos e restabelecer a comunicação e o diálogo dos envolvidos”, conta.
Cejuscs – Balcão de Justiça
Em Lauro de Freitas, a unidade do Cejuscs funciona há dez anos, com cinco mediadores que atendem gratuitamente causas das Varas de Família e Cíveis com serviços de mediação e orientação jurídica. Atualmente o município possui duas unidades em funcionamento, uma na Administração Regional de Areia Branca e outra no edifício Torres Bussines.
De acordo com o procurador geral do município, Kivio Dias, em breve outra unidade será implantada em Portão. “Nós estamos em processo de reestruturação. Os serviços, que foram suprimidos pela gestão anterior, já foram reativados a partir de um convênio firmado entre a PMLF e o TJBA. Essa capacitação é o inicio desse processo para melhorar o atendimento e a qualidade das nossas unidades”, pontuou.