A mediação é um processo que oferece oportunidade e espaço de diálogo, para que seja encontrada uma solução que atenda a todos os envolvidos. Com o intuito de melhorar a resolução dos conflitos registrados na Unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) municipal, está sendo realizada uma capacitação para os servidores que atuam no atendimento. A atividade foi iniciada nesta terça-feira (23) e ocorre até amanhã (24), na Faculdade Maurício de Nassau.
Entre os assuntos abordados na capacitação, estão a técnica de mediação no atendimento preliminar, processo administrativo, carta de investigação, reclamações e audiências de conciliação. A Advogada, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (OAB/BA) e mediadora, Luana Pacheco, foi uma das palestrantes. Ela reforçou que a equipe do Procon municipal já presta um atendimento exemplar, cumprindo um papel educativo e informativo, e explica que a capacitação busca aprimorar as relações de consumo exercidas no município.
“Nós pensamos nesse curso com o intuito de esclarecer as dúvidas dos servidores e aprimorar o que já é feito na prática. O próprio Código de Defesa do Consumidor incentiva que sejam harmonizadas as relações de consumo, entre todos os envolvidos. É uma abordagem que busca o equilíbrio entre as relações. Trouxemos reflexões sobre o papel do Procon e técnicas para aplicar a lei da melhor forma possível”, comentou.
O coordenador do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, Alexandre Dória, enfatizou a importância dessa parceria da instituição com a gestão pública, para ajudar a população. “Temos uma preocupação com a responsabilidade social nas suas mais diversas vertentes. Periodicamente, realizamos ações sociais. Além disso, temos um diálogo constante com os órgãos públicos e todos os espaços possíveis, em que possamos contribuir com o desenvolvimento de Lauro de Freita”, disse.