O titular da SEPLAN-Secretaria de Planejamento de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, esteve com diretores da empresa ENERSOL BRASIL, especializada na implantação de geração de energia limpa, através do uso de placas fotovoltaicas-energia solar.
Segundo o diretor Stéphane Pérée, que é também Cônsul da Belgica na Bahia, a ideia de realizar uma parceria proativa com o município busca mostrar a importância da geração alternativa de energia, como a solar, e mobilizar a classe empresarial de Lauro de Freitas e região para o uso da tecnologia limpa e o benefício do IPTU verde, projeto da Prefeita Moema, a ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.
Outra boa notícia é que além
da mobilização da iniciativa privada, na área pública é possível aproveitar o Programa de Eficiência Energética da COELBA e elaborar projetos importantes para o município a exemplo da modernização da iluminação pública da Estrada do Coco, do projeto da nova orla, do suprimento de energia para a rede pública, dentre outros exemplos.
O secretário Mauro Cardim destacou a importância de novas tecnologias no desenvolvimento sustentável do município e da relação custo x benefício ser favorável para os usuários, lembrando que equipamentos utilizados estão livres de impostos e a própria energia gerada é isenta de ICMS.
A SEPLAN pretende realizar encontros empresariais para promover a difusão de oportunidades de negócios criativos e sustentáveis no município, dentro do programa de cidades inteligentes, em desenvolvimento pela equipe técnica da secretaria.