Senadores com ampla influência no Parlamento anteciparam ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o nome do advogado Cristiano Zanin deve ser aprovado sem maiores dificuldades pela Casa Alta caso seja ele mesmo o indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo eles, conforme a Folha de S.Paulo, a tentativa do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), de protelar a sabatina de Zanin poderá ser contornada com facilidade.
Zanin foi advogado de Lula na Operação Lava Jato. Além de proximidade pessoal, ele conquistou a confiança de Lula em aspectos jurídicos e técnicos.
Lula comunicou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que a indicação ao tribunal deve ser enviada por ele ao Senado ainda nesta semana. Os dois almoçaram reservadamente na semana passada.
O presidente teria repetido a informação a outros magistrados e ministros de seu governo no churrasco que ofereceu na sexta (26) no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Embora ele não tenha citado nome que indicará ao tribunal, a a conclusão das autoridades foi a de que o escolhido será Cristiano Zanin.
Como trata-se de uma escolha estritamente pessoal de Lula, o nome para a Corte não precisaria ser aprovado por lideranças políticas.