Sofás, sucata de geladeira, resto de móveis e milhares de garrafas pet estão na relação de objetos descartados pela população em rios e córregos e nas ruas, junto com o lixo doméstico. O prejuízo é coletivo e maior ainda quando entope bocas de lobo, dificulta o escoamento das águas dos córregos e propicia a proliferação de insetos.
Como reforço para a coleta de rotina, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza desde dezembro mutirões em bairros. Essa semana foi a vez do Miragem, Capelão, Vilas do Atlântico e Vila Praiana. Com equipes que somam mais de 100 homens, os mutirões seguem nesta semana de 28/01 a 01/02 no Loteamento Portão do Sol –Buraquinho, Jardim Ipitanga –Itinga e bairro de Ipitanga na Orla.
As equipes realizam os serviços de sacheamento, roçagem, varrição, pintura de meio-fio e retirada de entulhos e poda. Em outubro de 2018 foi aprovada a Lei Nº 1.742 (Lei do Lixo zero) que proíbe jogar resíduos sólidos de construção civil, provenientes de limpeza de verdes e outros descartes em locais inadequados. Quem for flagrado cometendo a infração pode ser punido com multa que pode variar de R$ 156 à R$ 890.
Para o secretário da SESP, Renato Braz, “a Prefeitura esgota as possibilidade para manter a cidade limpa, mas é necessário que haja conscientização e colaboração da população. Nós fazemos a nossa parte de limpar e o cidadão tem que fazer a parte dele de manter a limpeza. Com harmonia entre a gestão e a população o resultado do trabalho é mais eficiente”.
Jornalista Mariana Cedrim
Fotos Edgard Copque
24/01/2019
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br