Lucas Sotero, Conselheiro Estadual de Juventude e membro do Coletivo de Entidades Negras, lamenta a difusão dessas inverdades sobre o seu bairro e afirma que a imprensa presta um desserviço à comunidade quando não busca fontes confiáveis antes de emitir a notícia.
Na tarde de segunda feira(23) a comunidade de Vida Nova, bairro localizado no Caji, Lauro de Freitas ficou em pânico com a informação de que haviam decretado um toque de recolher, que iriam fazer arrastões e tocar fogo em ônibus. Todos começaram a espalhar a notícia pelo zap, facebook e o antigo boca a boca que funciona muito bem.
O povo se trancou em suas casas, o comércio fechou as portas e as ruas ficaram vazias. Ainda ontem, nossa equipe foi a campo para buscar informações e fazer nosso trabalho de informar. O curioso é que não encontramos nenhum resquício sobre esse tal toque de recolher. Quem decretou? Não há um áudio, um texto, nada. Só o disse me disse.
Circulava nas redes, a foto de um homem que foi assassinado a tiros pela esposa na Mangueira, localidade bastante conhecida no bairro de Vida Nova. Alguns chegaram a afirmar que o tal toque de recolher, seria em represália a esse assassinato. Mas não foi verdade, pois tratava-se de um fato isolado e a acusada da morte, presa em flagrante, já estava em poder da polícia, prestando depoimento na delegacia.
Outro fato curioso e até inusitado, foi a informação de que até os traficantes do bairro, estavam apostos, esperando aparecer quem decretou o toque de recolher e que eles iram “sentar o dedo, em quem fosse bagunçar no bairro.
Durante nossa inda em Vida Nova, ontem a tarde, flagramos apenas, viaturas da 52ª CIPM, conversando com um comerciante, que vende coxinhas em frente a creche do bairro, sobre o risco de permanecer no local naquele momento. O mesmo se negou a fechar e manteve seu comércio funcionando normalmente.
A falta de solidez nas informações referentes ao tal toque de recolher foi tão grande que decidimos por não postar nada em nosso site. Para nossa surpresa, agora pela manhã, a famigerada apresentadora do programa Bahia no Ar, que não esteve em nenhum momento em Vida Nova ontem, faz uma dramática encenação ao vivo dizendo que o bairro está em guerra. Fica parecendo que quem decretou toque de recolher em Vida Nova foi a imprensa.
Por: Ricardo Andrade