Os comandantes das 81ª e 52ª Companhias Independentes da Polícia Militar e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, anunciaram, na manhã desta quinta-feira (28), o esquema estratégico de segurança para o Réveillon da Paz na cidade. A operação envolve ainda a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Segurança Pública e defesa civil. A festa da virada, neste domingo (31), que acontece tradicionalmente nas praias, este ano, de forma inédita, também terá como palco o Largo do Caranguejo, na Itinga, com apresentações da Timbalada, Carlinhos Brown e bandas locais.
Ao lado de autoridades da PM baiana e do secretario de Trânsito Transporte e Ordem Pública, a prefeita frisou que além de policiamento realizado pelos militares das 52ª e 81ª CIPM, câmeras distribuídas pelo circuito da folia e nas proximidades das faixas de areia de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho complementarão o patrulhamento enviando imagens exclusivas à central de videomonitoramento da Guarda Municipal. “Os equipamentos passam por manutenção e remanejamento para locais estratégicos que terão fluxo intenso de pessoas. As imagens ajudam a identificar meliantes e caso haja situações suspeitas a central aciona imediatamente a PM ao local”, destacou a gestora.
A estrutura pensada para garantir o sucesso no Réveillon da Paz recebeu reforço de efetivo, além disto, segundo o subcomandante de Policiamento da Região Metropolitana, o tenente-coronel Adalberto Piton, forças táticas do Batalhão de Choque ou Graer podem ser empregadas caso haja necessidade. “Nós temos reforçado o policiamento em todas as festas de final de ano da Bahia. Em Lauro de Freitas ampliamos mais de 50% do efetivo com o apoio da Rondesp. Estamos preparados para qualquer eventualidade”, pontuou o oficial ao lado dos comandantes da 81ª CIPM, major João Neto e da 52ª CIPM Fabrício Silva.
De acordo com os comandos, patrulhas estarão munidas de detectores de metais para impedir que pessoas armadas entrem nos circuitos das festas, e homens do serviço de inteligência da PM estarão a paisana facilitando a identificação de pontos de conflito. “Estamos orientando nossas guarnições para realizarem abordagens com cordialidade e respeito aos cidadãos”, destacou Neto. O policiamento nas proximidades do Largo será intensivo a partir da 5h da manhã do dia 31 até 5h da manhã do dia 1º. “Esperamos que todos venham brincar em paz, brindar e aproveitar o melhor desta festa”, completou.
A fiscalização das secretarias de Trânsito, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Uso do Solo também recolherá ambulantes que comercializarem bebidas em garrafas,churrascos em espeto e outros matérias perfurocortantes. Mais de 100 vendedores foram cadastrados previamente e receberão, nesta sexta-feira (29), crachás e coletes laranja para facilitar a identificação. A iluminação das praias e Largo também foi reforçada com canhões de luz aéreas. A expectativa é que o réveillon de Lauro de Freitas atraia mais de 60 mil pessoas.