Tem início nesta segunda-feira, dia 25/11, o período de confirmação de matrícula para o ano letivo de 2020, para o Ensino Fundamental (I e II) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Somente educandos maiores de 18 anos podem confirmar sua própria matrícula e/ou solicitar transferências, ficando os pais e responsáveis com a obrigação de assegurar a vaga dos educandos menores de 18 anos. A confirmação da matrícula ocorre até o próximo dia 06/12.
Já aqueles que desejam se transferir de uma escola para outra, devem fazê-lo no período de 16 a 20/12. Caso a matrícula do educando da rede não seja confirmada, ele perderá o direito à vaga. A unidade escolar fica dispensada da manutenção da reserva da vaga a partir do dia 23/12.
A matrícula para novos alunos do Ensino Fundamental e da EJA irá ocorrer no período de 06/12 a 10 de janeiro próximo. Os documentos necessários são (certidão de nascimento, duas fotos 3X4, cartão de vacinação atualizado, cartão do SUS, cartão do Bolsa Família (para quem é beneficiário), número de NIS do educando, em caso de deficiência, apresentar o laudo médico).
Educação Infantil – O processo de matrículas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas para o ano letivo de 2020 teve início no último dia 11/11, com a confirmação de vagas de alunos da educação Infantil, que ocorreu até esta sexta-feira, dia 22. O período de transferência ou remanejamento de alunos desse segmento ocorre a partir desta segunda-feira, dia 25, e se estende até a próxima sexta-feira, dia 29/11.
Já a matricula de novos alunos da educação infantil é de 02 a 06 de dezembro. Para efetivação, pais e/ou responsáveis devem levar os documentos do educando na escola pretendida (certidão de nascimento, duas fotos 3X4, cartão de vacinação atualizado, cartão do SUS, cartão do Bolsa Família (para quem é beneficiário), número de NIS do educando, em caso de deficiência, apresentar o laudo médico).
A Educação Infantil corresponde à primeira etapa da Educação Básica, voltada para atender educandos de seis meses de idade a cinco anos e 11 meses. Conforme definição do Conselho Municipal de Educação, crianças de seis meses a três anos e 11 meses de idade são atendidas em creches, já as de quatro a cinco anos e 11 meses fazem parte da Pré-escola. Nas salas, a organização ocorre da seguinte forma: a faixa etária de seis meses a um ano de idade forma uma turma com o máximo de 15 crianças, por sala, que fica sob a responsabilidade de uma educadora e dois auxiliares do desenvolvimento infantil.
Já aquelas com idade entre um e dois anos e 11 meses ficam em salas com até 20 educandos, também sob a responsabilidade de uma educadora e dois auxiliares do desenvolvimento infantil. Crianças de três a quatro anos, ficam em uma sala como, no máximo, 25 alunos, orientadas por uma educadora e um auxiliar do desenvolvimento infantil. Do mesmo modo são agrupadas as crianças de quatro a cinco anos e 11 meses.