O cadastro dos trabalhadores informais que irão precisar do auxílio do governo serão cadastrados através de um aplicativo. A informação foi divulgada pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, nesta sexta-feira (3).
O benefício de R$600 é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. O auxílio é destinado as pessoas que não possuem carteira assinada e renda fixa, afetadas pelas medidas de isolamento social que foram adotadas para conter a velocidade da Covid-19 no Brasil.
Além do aplicativo, o cadastro poderá ser feito por telefone, em número que será divulgado posteriormente, e através de um site, que também está em desenvolvimento. De acordo com o ministro, o aplicativo poderá ser baixado a partir da terça-feira (7).
Ele informou ainda que será possível fazer o registro em agências, mas não informou quais. Entretanto, a recomendação é que o cadastro seja feito, de forma prioritária, por meio digital, a fim de evitar aglomerações.
Já o calendário para o pagamento do auxílio aos informais será anunciado na segunda-feira (6).
Segundo o ministro, entre 15 milhões e 20 milhões de trabalhadores que têm direito ao auxílio não estão atualmente em nenhum cadastro usado pelo governo e precisam fazer o registro para receber o dinheiro.