Ontem estivemos na secretaria de Cultura com o grande Manoel Carlucho , Carlucho, ex – edil por 08 anos , ex – secretário de Educação , político da cepa e um militante de todo dia , pra saber sobre a benção e claro sobre a expectativa do São João . Sempre alegre , solícito, chamou a sua sala Pensador , Marcelo e este escrivinhador menor e passamos quase 2 horas conversando sobre tudo e óbvio os festejos Joaninos .
O São João de 2018 acontecerá nos dias 23 e 24 no Centro da cidade , num palco fixo e nas ruas com Cangaceiro de Ipitanga , Paletó e Gravata , o bloco do jegue do sempre edil José Augusto e da mesma forma em Quingoma com o Bicho de Pé do Joilson Lopez , o samba chão no Largo do Sossego , o São João de Topó em Portão , o São João do Tropical , enfim teremos festa com muito licor , canjica , amendoim relembrando a velha tradição da ” fogueira está queimando em homenagem a São João ” , uma inovação na dinâmica da SECULT com o resgate de nossa Cultura, um modo de fazer nosso e com nossa gente . As atrações musicais serão todas de Lauro de Freitas e indicadas pelas entidades que representam os músicos no Centro , em Itinga , Portão , tudo da gema .
Carlucho junto com sua equipe tendo destaque Zazá, Historiadora , mestra em Cultura Popular , pensado e agido pra fazer da SECULT um elo de convergência no pensar de um tempo de se fazer Cultura indo até a comunidade , ouvindo quem faz cultura e assim voltando as raízes , jogando no lixo o pacote pronto.
SECULT de Carlucho e Moema, óbvio é com o povo não somente participando , mas construindo juntos .
Vamoqvamo.