Um plano de trabalho, construído pela comunidade do Pouso Alegre, em Itinga, em parceria com a Prefeitura, vai potencializar os espaços da Estação Cidadania, inaugurada nesta quinta-feira (12). O equipamento multiuso com teatro, infocentro, biblioteca, pista de skate, quadra poliesportiva, parque infantil, e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), será palco para a realização de projetos desenvolvidos pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo (SECULT), de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), de Educação (SEMED), e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), pastas que também integram o núcleo gestor do equipamento.
Os serviços socioassistenciais terão lugar garantido no espaço, conforme destaca a titular da Semdesc, Huldaci Santana. “No CRAS nós temos o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, voltado a crianças e adolescentes, que será potencializado por este equipamento. Dentro deste projeto nós já desenvolvemos atividades com teatro, e agora, sem sombra de dúvidas, isso será facilitado e ampliado”. Lauro de Freitas conta hoje com seis unidades do CRAS.
O equipamento também contempla os amantes e profissionais das artes cênicas. O novo teatro, que leva o nome do cantor e compositor baiano João Gilberto, com capacidade para 60 pessoas, sala de projeção e luzes cênicas, vai fortalecer a cena do teatro de Lauro de Freitas. Esta é a aposta do secretário da Secult, Manoel Carlos dos Santos, que já planeja a utilização do espaço pela Companhia Municipal de Teatro, fundada há três anos, e pela recém-formada Companhia Municipal de Dança, além de outras manifestações culturais do município.
Educação e esporte juntos
A parceria entre educação e esporte é uma das marcas principais da Estação Cidadania, de acordo com o secretário da Setrel, Uilson Souza. “Já estamos avançando em um projeto com a Secretaria de Educação em algumas iniciações esportivas. O objetivo é que alunos da rede municipal possam desenvolver aqui atividades de vôlei, basquete, futebol, e skate, demonstrando que Lauro de Freitas não é um município de uma única modalidade, e que um único gênero tem direito de praticar esporte.”
O caráter multiuso da estação também foi ressaltado pela secretária de Educação, Vânia Galvão. “A existência desse espaço é de uma relevância imensa. Aqui nós temos o esporte, a cultura, o lazer, e temos a educação, o que nos dá a oportunidade de desenvolver uma série de atividades, que vão beneficiar não somente a comunidade do entorno, mas todos os moradores de Lauro de Freitas. É um presente que a prefeitura está dando neste final de ano para a cidade, indo inclusive na contramão do que está acontecendo no âmbito nacional, onde se observa um retrocesso muito grande nas políticas sociais e no incentivo a cultura; aqui tem ocorrido exatamente o oposto.”
O plano de trabalho do grupo gestor, apresentado à comunidade em junho deste ano, e construído com a participação de representantes das comunidades diretamente beneficiadas pela praça, é dividido em três eixos: Esporte e Lazer, Emprego e Renda, e Educação. De acordo com o secretário de governo, Lula Maciel, “o equipamento é uma grande conquista, reflexo de uma gestão que preza pela transversalidade, porque as pessoas têm necessidades de todas as naturezas, e cabe à gestão criar condições para que essas necessidades sejam atendidas.”
Jornalista Rodrigo Castro
Fotos: Edgard Copque e Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
12/12/2019
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br