Os secretários estaduais de Educação do Nordeste participaram, nesta segunda-feira (07), de uma reunião de trabalho em Teresina, no Piauí. No encontro, que contou com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi discutida uma agenda colaborativa, que aliou deliberações do Consórcio Nordeste e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).
Por isto, foram abordadas questões como a realização conjunta de compras e licitações pelos estados nordestinos e a criação da Universidade Aberta do Nordeste, pautas do Consórcio. Já pelo CONSED, a pauta incluiu a agenda de aprendizagem, que passa por temáticas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); a implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a construção do Novo Ensino Médio.
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do encontro para fortalecer o papel do Consórcio Nordeste no âmbito da Educação. “Este encontro da regional Nordeste do CONSED é o momento de discutimos temas estratégico para os nove estados, onde temos maior destaque para as compras e licitações, além da Universidade Aberta do Nordeste e o FUNDEB. Tivemos um debate muito valioso e rico, que contou, também, com a participação de representantes do CONSED Nacional; da Universidade Federal do Piauí; do Conselho de Educação; e da Fundação de Amparo à Pesquisa; que proporcionou que saíssemos com uma agenda para as próximas ações”, afirmou.
O presidente regional do CONSED e secretário da Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, falou sobre os desdobramentos do encontro. “Este é o terceiro encontro regional e vamos dar continuidade aos temas que tiveram início nas reuniões anteriores, fazendo parcerias e discutindo assuntos que são importantes para a Educação do Brasil e do Nordeste”, disse.
A diretora geral da SEC, Roberta Santana, e o assessor Nildon Pitombo, participaram da atividade.
Consórcio Nordeste – A iniciativa, que reúne os governadores do Nordeste, visa à atuação conjunta dos estados da região para fortalecer o poder de negociação na aquisição de equipamentos, produtos e serviços, além de ações integradas nas áreas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Social, Infraestrutura, Tecnologia e Inovação, Segurança Pública, Administração Prisional e Meio Ambiente, dentre outras.
Foto: João Albert