Empreendedores do Programa Vida Melhor Urbano (PVMU) foram beneficiados nesta manhã (1), com a entrega de 42 equipamentos individuais, realizada pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins. A entrega aconteceu na Unidade de Inclusão Socioprodutiva (Unis) – Metropolitana I, no Centro Social Urbano(CSU) de Portão, no município de Lauro de Freitas.
“Investir nos pequenos negócios gera economia, renda e contribui para a redução do desemprego no município. E mais importante ainda, garante o alimento, a dignidade dentro dos lares dessas famílias”, considerou Carlos Martins, ao lado da prefeita Moema Gramacho, que participou do evento.
Mais de R$ 64 mil foram investidos na compra dos equipamentos: 15 kits cabeleireiro (secador, prancha, lavatório e poltrona giratória); 15 máquinas de costura (bordar, reta, galoneira); 10 carrinhos cooler (com sombreiros); 2 tabuleiros de acarajé. Para o recebimento desses ativos, os empreendedores foram capacitados, em maio do ano passado, tendo como conteúdo programático as temáticas de português e matemática, relação interpessoal, estudo de viabilidade econômica, informática, formação política e construção de identidade. O PVMU, que integra o programa Vida Melhor, do Governo do Estado, e visa complementar a estratégia de proteção social a partir do apoio à ampliação da produção e da renda familiar.
“Nosso município precisa de pessoas como o secretário Carlos Martins, que investe em ações para aqueles que mais precisam. Sabe da luta diária de cada um aqui presente, pois é gente como a gente”, endossou Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas.
São beneficiados pela ação os empreendedores da economia informal, que demandam apoio para ampliar os seus pequenos negócios (alimentação, costura, ambulantes, agricultura urbana e resíduos sólidos), fortalecendo assim, as economias dos bairros populares. É necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter entre 18 e60 anos, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, trabalhadores sem carteira assinada, autônomos sem previdência, desempregados, trabalhadores de empreendimentos populares, povos e comunidades tradicionais.
Dentre as pessoas beneficiadas, estava Selma dos Santos, que recebeu um “kit cooler”. “Sou o homem e a mulher da casa. Mãe e avó de família, o sustento do meu lar vem através do meu trabalho como ambulante, vendendo água, refrigerantes e outras bebidas. Não tenho palavras para agradecer, só eu sei o que estou sentindo nesse momento com a realização desse sonho. Gratidão!”, declarou a empreendedora e beneficiária com o Kit cooler, dona.
A Unis
As Unidades de Inclusão Socioprodutiva (Unis) do Vida Melhor Urbano são o primeiro serviço público de assistência técnica urbana para os empreendimentos informais no Brasil. Elas servem de ponto de apoio para os técnicos e agentes de desenvolvimento que fazem estudos de viabilidade econômica dos pequenos empreendedores individuais e familiares, além de encaminhá-los para acesso ao microcrédito e assistência técnica. Os beneficiários também podem ser contemplados com equipamentos padronizados (kits), uniforme, e disponibilidade de insumos.