Com objetivo de aprimorar os conhecimentos dos assistentes de farmácia em Lauro de Freitas, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (12), um curso de capacitação sobre os cuidados na distribuição de medicamentos. O evento é uma ação conjunta da Assistência Farmacêutica e Faculdade Unime.
Para a diretora da Assistência Farmacêutica e Apoio ao Diagnóstico, Rosana Paixão, os assistentes de farmácia espalhados pelas 23 unidades de saúde do município precisavam passar por essa atualização para garantir um atendimento de qualidade.
“Dentro da farmácia eles são corresponsáveis pela assistência, cuidados e tratamentos do paciente junto ao farmacêutico”, disse.
Durante a palestra, a professora Ana Tereza Cerqueira, coordenadora do curso de Farmácia da Unime, orientou os profissionais sobre como auxiliar farmacêuticos de maneira mais eficiente na identificação de possíveis reações associadas a medicamentos.
De acordo com a professora, cerca de 10% das mortes em ambientes hospitalar são causados pelo processo de medicação. “É uma coisa importante para que possamos avaliar, notificar, observar e orientar o paciente da melhor maneira possível”, contou.
Ainda segundo Ana Tereza, por conta de outras ocupações, os profissionais de farmácia nem sempre estão presentes, por isso é preciso deixar os auxiliares mais preparados.
“A ideia é deixar eles mais perto dessa realidade e do que pode acontecer no dia a dia, já que muitas vezes a receita vem e nem sempre é possível analisar o caso. Nosso intuito é ajudar na cura, e não causar outra doença”, explicou.
Apesar de ainda não ter ingressado no nível superior, a estudante Maria Fernanda, de 17 anos, que faz estágio em uma farmácia, conta que se sentiu mais estimulada a ingressar nessa área após a palestra.
“É uma área que admiro muito, mesmo sem visibilidade. Eu pretendo me dedicar porque quando a gente entende mais do assunto fica ainda melhor”.
Fonte: Ascom PMLF