O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (5), que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos deve começar ainda em janeiro deste ano. Os imunizantes contra a Covid-19 serão aplicados com um intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose neste público.
A vacinação só poderá ocorrer com a autorização dos pais e, no caso da presença dos responsáveis no ato da imunização, haverá dispensa do termo escrito.
O texto divulgado pela pasta aos jornalistas diz ainda que a vacinação de crianças vai acontecer de forma decrescente e priorizará grupos com deficiência permanente ou comorbidades, além de crianças que vivem no lar com pessoas com alto risco de evolução grave de Covid-19.
Nas crianças sem comorbidades será realizada a imunização por faixa etária: De 10 a 11 anos; de 8 a 9 anos; de 6 a 7 anos;
e, por fim, de 5 anos.
De acordo com a CNN Brasil, o primeiro lote de vacina terá 3,74 milhões de doses, sendo que 1,248 milhão devem chegar na próxima semana. A informação havia sido confirmada por fontes da pasta.
A expectativa é que os lotes importados sejam distribuídos aos estados à medida que cheguem — a partir do dia 14 de janeiro.