Os profissionais da área de saúde e alunos dos cursos de enfermagem e medicina da Unime participaram na manhã desta quinta-feira (16), na própria instituição, de uma qualificação sobre ‘Protocolo Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)’. O treinamento trata das túnicas que formam as paredes do coração, a qual é constituída por células musculares. O objetivo foi apresentar os novos protocolos e atualizar os profissionais da rede, bem como levar conhecimento aos discentes.
A qualificação foi promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Superintendência de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Unime.
O diretor-geral do Pronto Atendimento Nelson Barros, Daniel de Assis, avaliou a importância de levar o curso para os profissionais da rede e alunos da unidade educacional. “É preciso focar em qualificação, ainda mais para nós que trabalhamos nos serviços de urgência e emergência, onde estamos lidando a todo instante com situações que precisam de tomadas de decisões rápidas, que vai impactar na sobrevida do paciente”, iniciou.
Para Daniel, falar do protocolo IAM é atualizar os já existentes, o que é necessário para todos os envolvidos na área. “Já realizamos um treinamento teórico e prático com os nossos profissionais do fluxo do protocolo IAM dentro do município de Lauro de Freitas, que também abrangeu profissionais do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF) e dos alunos de medicina e enfermagem da Unime”, completou o diretor.
Palestrante, a professora de Emergências Clínicas da Unime, Janete Braga, entende que a qualificação é imprescindível não só para quem já atua na área, como também para quem está iniciando o processo profissional. “Essa é uma das qualificações que estamos realizando aqui. Vamos seguir a retomada com as demais palestras, para fazer as devidas capacitações. Não só desta sobre o infarto, mas também de outras que são necessárias para melhorar a qualidade do atendimento da rede de saúde de Lauro de Freitas”, declarou a docente.
Tarcilo Laurêncio, enfermeiro e atuante no Pronto Atendimento Nelson Barros, disse que, enquanto profissional da área, participar da palestra de qualificação auxilia para ter um atendimento mais efetivo. “É muito necessária, pois dentro da saúde a gente tem modificações, seja de medicamentos, processos ou protocolos, que são alterados de acordo com o que se traz mais de moderno. Isso é muito importante para que a equipe esteja sempre atualizada, sendo capaz de atender um paciente com um olhar mais objetivo e em busca da recuperação, que é o principal”, avaliou o profissional.
O aluno José de Arimatéia elogiou a iniciativa e afirmou que há uma clareza sobre o tema tratado, no qual lhe garante conhecimento mais amplo na área. “Assistir a palestra de IAM foi muito esclarecedora e importante para a minha formação médica. É um assunto muito relevante, até porque é muita alta a taxa de mortalidade por causa dessa doença, então, é muito bom ver uma profissional como a Janete explicando e ensinando todos os protocolos, como examinar e tratar da forma correta, saber as contraindicações. Foi uma palestra muito importante!”, enfatizou o aluno, que está no 11º semestre de medicina.