Sanfona, zabumba e pandeiro. A tradição do forró pé de serra domina a programação do Arraiá de Ipitanga, em Lauro de Freitas, dias 23 e 24, na Praça da Matriz. “Manter a tradição do forró autêntico, privilegiar as atrações locais, é a nossa proposta, sem deixar de trazer nomes que são referência na música nordestina” destaca o secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos.
No primeiro dia, as apresentações serão iniciadas às 16h, mas a abertura oficial deve ocorrer às 20h, quando oforrozeiro, violonista e compositor Gereba Barreto homenageia Luiz Gonzaga com o clássico Asa Branca. Na sequência sobem ao palco Zelito Miranda e Edu Casanova. A prata da casa está bem representada com Wellington Pacheco, Eralson Romão e Xote de Anjo.
No segundo dia a programação será aberta às 10h, com a apresentação de cinco quadrilhas escolares. Tão tradicional quanto as quadrilhas, os grupos culturais fazem a diferença com o samba junino e o forró itinerante. Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue, Catadinho de Forró e Cangaceiros de Ipitanga entram na avenida a partir das 12 horas arrastando os forrozeiros pelas ruas do centro da cidade.
No dia 24, o palco armado na Praça da Matriz recebe forrozeiros de respeito. Forró Sobepoeira, Ruan Bagano, 20 Xotear, Filé de Camarão, abrem a noite de São João, que será encerrada com a alquimia musical de Val Macambira e do Forró Massapê.
A cidade, pela proximidade com a capital e por se destacar na tradição do forró pé de serra, espera receber um grande número de visitantes. Todo o esquema para assegurar a tranquilidade dos forrozeiros está sendo montado pela Prefeitura com apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e das Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos.
Fonte: Ascom PMLF