O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em viagem para os Emirados Árabes, conseguiu a façanha de planejar acordos com a Acelen, controladora da RLAM, para construção de uma mega BioRefinaria na cidade de São Francisco do Conde, cujas obras devem ter início em janeiro de 2024.
A Gestão da cidade afirmou que os investimentos vindouros de 12 Bilhões de reais para BioRefinaria, comungarão com os atuais investimentos de mais 350 milhões de reais que a prefeitura já vem fazendo em obras de infraestrutura urbana.
A proposta da BioRefinaria é produzir “diesel renovável”, e terá consequências diretas na agricultura local e em diversas outras frentes de trabalho relacionadas à pesquisa, logísticas, meio ambiente, etc, espera-se uma geração de mais de 90 mil postos de trabalho diretos e indiretos, sendo 70% de forma perene.
O prefeito da cidade, Antônio Calmon, informou que obras estruturantes na cidade já têm sido feitas, como: pavimentação de ruas, requalificação da rede hospitalar, da orla, modernização de praças, quadras, campos esportivos e melhoramentos habitacionais.
Segundo o prefeito , os novos investimentos da BioRefinaria irão unificar ainda mais o que já se tem feito: “a prioridade agora é focar na agricultura, na qualificação da juventude, no cuidado com as famílias, sobretudo com os idosos e em obras na rede escolar. Novos tempos estão por vir”.
O acordo firmado entre o governador Jerônimo e a Acelen deixou a cidade cheia de esperanças para implementação de projetos que emancipem e valorizem ainda mais as famílias da cidade.