31ª BAHIACAL acontece de 3 a 5 de julho, no Centro de Convenções de Salvador (CCS), e adianta tendências e novidades para a moda Primavera-Verão 2022/2023
A capital baiana vai virar palco da moda calçadista a partir do próximo domingo, dia 3. As tendências que vestirão os pés dos brasileiros no Primavera-Verão 2022/2023 serão destaque na 31ª BAHIACAL, maior feira regional de calçados do país. Serão três dias de evento (3 a 5 de julho), no Centro de Convenções de Salvador (CCS), onde mais de 350 marcas de calçados produzidos no Brasil irão apresentar as novidades que estarão em alta nas próximas estações. Com foco nos lojistas, a feira atrai comerciantes de toda a Bahia e de estados vizinhos e recebe empresários de moda de outros estados do Norte e Nordeste do Brasil, como já é tradição.
Durante o evento, os lojistas atualizam-se em relação às últimas tendências da moda de calçados, viabilizam novos fornecedores e discutem estratégias de negócios com lideranças experientes da representação e da indústria local e nacional. “Na BAHIACAL, o lojista consegue visualizar as coleções dos principais e mais importantes fornecedores do país em um ambiente com total conforto e segurança, podendo trocar informações tanto com lojistas de outras regiões como também com fabricantes. Venham para a 31ª edição e façam excelentes negócios”, convida Ricardo Alves, presidente da Associação Baiana das Empresas de Representação de Calçados e Atividades Afins (Aberc), organização responsável pela realização do evento.
Reconhecida por ser uma feira de fechamento de negócios e ter como ponto alto a variedade de modelos e marcas de calçados, sejam eles femininos, masculinos, esportivos ou infantis, a BAHIACAL vem investindo também em tendências de bolsas, roupas, malas, mochilas, material esportivo, perfumes, relógios e acessórios de moda. São mais de 15 mil itens disponíveis num ambiente propício para o fomento da atividade comercial de lojistas do setor. Ramarim, Grendene, Classe Couro, Coca-Cola, Beira Rio, Via Marte, La Femme, Olympikus, Dakota e Samsonite são algumas das marcas que estarão representadas numa área de 6 mil metros quadrados com 82 estandes dotados de ar-condicionado, segurança e muito conforto.
“O mercado de moda vem recuperando o seu vigor rapidamente neste 2022. Estamos esperando uma quantidade estimada de 1,6 mil lideranças do varejo, o dobro dos visitantes que tivemos na edição realizada no início deste ano. Os lojistas estão mostrando uma preocupação justificável com a antecipação de pedidos para o segundo semestre, e a BAHIACAL é o local adequado para decisões dessa natureza. Vejo a próxima edição como aquela onde conseguiremos reunir a melhor e mais qualificada oferta de produtos nesses últimos 17 anos”, pontua Roberto Sacramento, diretor da Robsac Serviços, que assina a organização do evento desde a sua primeira edição.
A primeira edição da feira foi realizada em 2005 e, de lá para cá, o evento se consolidou ano após ano, chegando até a marca de comemorar, neste ano de 2022, a sua 31ª edição.
Tendências Primavera-Verão 2022/2023
Para a Primavera-Verão 2022/2023, além do conforto aliado ao design, as marcas estão apostando em cores vibrantes que serão “must have” nos armários dos brasileiros, como manga, babaloo, pink, pistache, esmeralda, turquesa, metalizado, glitter e muito brilho. A marca Ramarim traz sandálias com tiras mais finas e diversas amarrações, e os chinelos chegam coloridos e com ilustrações. Já o conceito “esportivo” simboliza o moderno, tanto em materiais como nas construções. “A moda está cada vez mais democrática quanto a cores e formas, e a Ramarim oferece diversas opções para atender todos os desejos e momentos das mulheres. O estilo descolado combina com todas as ocasiões, dando um ar cool na produção. A aposta é o “ath-flow”, termo derivado que traduz uma moda de vestimentas híbridas para diferentes ocasiões”, explica a representante da Ramarim Bahia e Sergipe, Inara Elbachá.
O certo é que não dá para pensar em verão sem sandálias. As marcas apostam em produtos confortáveis, com design trabalhado, e buscando surpreender as consumidoras com uma coleção bastante despojada e jovem. De acordo com Rodrigo Kehl, gestor da Beira Rio na Bahia e Sergipe, maior fábrica de calçados do Brasil, as principais tendências de moda continuam sendo uma explosão de cores, com destaque para o verde siciliano, tons de pink, violeta, coral e azul mais intenso. “Vem muito forte para a próxima estação os metalizados em cores, transparências do vinil, tanto no cabedal como nos saltos, sandálias mais altas, com meia pata e com amarrações, com destaque para as pedrarias e detalhes em mantas de strass e pedras, com muita riqueza de detalhes e com adereços que valorizam o calçado, chamando atenção como principal item do guarda-roupa feminino”, antecipa.
Para o representante da Calçados Pegada na Bahia e Sergipe, Edvaldo Israel, a marca está sempre antenada nas maiores tendências mundiais da moda e tecnologia de conforto, inovando a cada coleção. Segundo ele, a marca tem modelos para variados gostos e estilos, todos produzidos com matérias-primas de alta qualidade e durabilidade, com uma atenção especial para as tecnologias de conforto.
“Na coleção masculina, o destaque está nas novidades em chinelos, sandálias e mocassins, com destaque para os tons azuis, areia, verde e bordô, além das cores tradicionais que sempre vendem muito bem. As coleções de tênis, sapatênis e sapatos estão com um ar mais moderno, também com novidades em cores e em materiais. Já a coleção feminina está cheia de novidades incríveis, com sandálias, chinelos e tênis que vieram com tudo. Tem os monocromáticos e também os com composição super colorida, com destaque para as cores vibrantes. Além, é claro, dos detalhes que estão em alta, como pespontos, fivelas, elásticos e cordas trançadas. A coleção feminina é feita em couro, mas também tem algumas opções em knit e composições de cabedal com tecido”, detalha.
O sócio-diretor da Pithon Representações, Edson Pithon, que representa as marcas Raquel Dias e Peluche, afirma que a feira vai atender a demanda por calçados que ficou reprimida durante a pandemia Covid-19. “O mercado continua com uma demanda reprimida em função do momento que estamos passando, e as indústrias continuam com dificuldade de matéria-prima. O que irá predominar são os calçados coloridos, como tons de verde. As sandálias continuam muito fortes, a exemplo das rasteiras, salto em bloco, independentemente dos clássicos tênis e sapatilhas”, esclarece.
A Samsonite vai participar com as três linhas do grupo: Samsonite, com as malas em poliéster, rígidas, acessórios e mochilas; a linha Business, Americam Tourister, cujo garoto propaganda é Cristiano Ronaldo com mix de malas em poliéster; e a Xtrem, com o lançamento da coleção escolar para 2023. “São produtos de muita qualidade e durabilidade”, ressalta o representante da marca, Celso Bittencourt.
I SERVIÇO I
Feira de Negócios de Calçados da ABERC – 31ª BAHIACAL
Período: de 3 a 5/07 (domingo a terça-feira)
Local: Centro de Convenções de Salvador (CCS)
Horário: Domingo e segunda, das 8h às 22h. Terça-feira, das 8h às 19h
Entrada gratuita mediante apresentação de CNPJ – Evento exclusivo para comerciantes do segmento.