- Entre os temas abordados estão questões importantes do atual cenário como a judicialização da saúde, modelos de gestão dos planos e a revolução das healthtechs.
- Momento é desafiador com inflação alta na saúde suplementar, flexibilização do rol de procedimentos, novos tratamentos de alto custo incorporados ao rol, aumento na sinistralidade, envelhecimento da população, entre outros.
Consolidado como um dos principais eventos do setor da saúde suplementar o Congresso UNIDAS chega a sua 26° edição este ano e tem como tema “Reinventar o modelo de saúde suplementar para um sistema sustentável e mais inclusivo”. O encontro tem como público principal gestores de planos de saúde de autogestão e da saúde suplementar e ocorre em 04, 05 e 06 de outubro, no Centro de Convenções Salvador. O evento reunirá grandes nomes do cenário nacional e internacional da saúde suplementar. “Escolhemos Salvador por termos, na região, cerca de 100 mil vidas representadas em mais de 20 autogestões filiadas” diz Anderson Mendes, presidente da UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde.
“Precisamos repensar os modelos de saúde público e privado. Vivemos em momento delicado da saúde. Dados recentes divulgados pela ANS mostram que em junho deste ano, o setor contabilizou quase 51 milhões de usuários de planos de assistência médica. Esse universo gigantesco de usuários se soma ao cenário de inflação alta no setor, flexibilização do rol de procedimentos, novos tratamentos de alto custo incorporados ao rol, aumento na sinistralidade, envelhecimento da população, entre outros aspectos que tornam 2023 um dos anos mais desafiadores da história para a sustentabilidade do setor”, comenta Anderson Mendes, presidente da UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, que organiza o evento há 26 anos. “Por isso, é fundamental discutir estratégias para a sustentabilidade da saúde suplementar e a sobrevivência das autogestões”.
O evento contará com presenças de peso como o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello; o médico Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde que irá representar o Ministro da Saúde; Renato Casarotti, presidente da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde); Manoel Peres, presidente da FENASAÚDE (Federação Nacional de Saúde Suplementar); Flaviano Feu Ventorim, vice-presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB); Alexandre Quintino Santiago, desembargador coordenador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS; Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Mário Albiani Júnior, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; Marcelo Tas, Strategic thinker, educator e UX specialist; e o produtor musical e apresentador João Marcello Bôscoli.
A programação terá palestras e painéis voltados para o debate dos cenários futuros da saúde suplementar no Brasil, a sustentabilidade do setor, os avanços e desafios da inovação em saúde, os novo modelo de gestão para a sustentabilidade, entre outros temas relevantes sobre o tema.
Ação sócio-cultural
Aproveitando a riqueza cultural do local, a entidade convidou o reconhecido artista plástico Leonel Mattos para desenvolver as gravuras das ecobags que serão distribuídas no evento, haverá apresentação da Pracatum Escola de Música e Tecnologias, associação social sem fins lucrativos com programas educacionais, culturais e de desenvolvimento para a comunidade, idealizada pelo artista Carlinhos Brown. Também estará presente a lojinha da Dona Miralva com produtos confeccionados no tradicional bairro Candeal e, durante o coquetel o icônico grupo Chiclete com Banana embalará os convidados.
Confira alguns dos assuntos que serão abordados no Congresso:
* Os desafios para universalidade, equidade e sustentabilidade na saúde, um olhar para o público e privado: a palestra será do Adalberto Campos Fernandes, professor da ENSP NOVA (Escola Nacional de Saúde Pública), e terá como moderadora Cláudia Rebelo, head of commercial relationships at CUF.
* Quais os cenários futuros da saúde suplementar no Brasil?: o assunto será debatido por Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS; Renato Casarotti, presidente da Abramge Manoel Peres, presidente da FENASAÚDE; Flaviano Feu Ventorim, vice-presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas. Anderson Mendes, presidente da UNIDAS, será o moderador.
* Iniciativas do CNJ para reduzir a judicialização à saúde: será abordado por Richard Kim, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Alexandre Quintino Santiago, desembargador coordenador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tendo Daniel Tostes, procurador da ANS como moderador.
* Revolucionando a saúde: O impacto e as oportunidades das Healthtechs: terá como palestrantes Maíla Issa, diretora comercial e novos negócios da Alice e pela Amanda de Souza Silva, gerente de promoção da saúde e qualidade de vida na Abertta Saúde, como moderação do Carlos Amilcar, diretor do Departamento de Regulação Assistencial e Controle da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.
* Conexões estratégicas para a sustentabilidade da saúde suplementar: contará com a participação de Ana Maria Malik, professora titular da FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas); Eliane Medeiros, diretora de Fiscalização da ANS (Agência Nacional de Saúde); e Larissa Eloi, CEO do Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), com moderação da Denise Eloi, CEO no Instituto Coalizão.
* Quais os desfechos em saúde colhemos no Brasil?: painel apresentado pelo médico Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, e moderação de Breno Duarte, diretor do Grupo IAG Saúde e da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.
* Ativismo judicial na área da saúde: terá como convidado o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão e Mário Albani Júnior, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e, moderação de José Luiz Toro, assessor jurídico da UNIDAS.
* O perfil do executivo de saúde do futuro: com moderação da Tacyra Oliveira Valois Nery, CEO do CBEX, o assunto será abordado por Carmen Rodrigues, diretora de mercado na Dr Online; por Marilea Souza, presidente do Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde Chapter Bahia; e pelo gestor e médico executivo, Francis Albert Fujii.
* A presença da inteligência artificial nas artes do século XXI: Anderson Mendes, presidente da UNIDAS será o mediador da palestra de Marcelo Tas, strategic thinker, educador e UX specialist; e do músico, apresentador e produtor musical João Marcello Bôscoli.
Serviço
26° Congresso UNIDAS
Quando: de 04 a 06 de outubro
Local: Centro de Convenções Salvador
Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA
Confira a programação, clicando aqui => 26º Congresso UNIDAS
* Programação sujeita a alterações
Sobre a UNIDAS
A UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil – segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 filiadas nos Estados e no Distrito Federal.
Ciente do seu compromisso de discutir a saúde suplementar, a entidade tem como objetivo fortalecer a competitividade das autogestões, levar soluções e conhecimento para as instituições e atuar permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, entre outras instâncias governamentais. Anualmente, dois grandes eventos são promovidos – o seminário e o congresso, ambos com o intuito de difundir conhecimento, promover a troca de informações e incentivar o debate sobre gestão de saúde.