Projeto Cidadão Digital da SaferNet recebeu o prêmio na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes
O Projeto Cidadão Digital, da SaferNet, recebeu na manhã desta terça-feira (14), o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes. O prêmio foi entregue durante Sessão Solene da Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil, celebrado anualmente em 18 de maio.
O prêmio, que está em sua 13ª edição, tem esse nome em homenagem à assistente social Neide Castanha, morta em 2010, que foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O prêmio foi criado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes para homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais. A estatueta do prêmio tem arte criada pelo cartunista Ziraldo, morto em abril, aos 91 anos.
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o responsável pela ação permanente Faça Bonito, campanha de conscientização sobre o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A sessão solene foi requerida pelas deputadas federais Maria do Rosário (PT/RS), Ana Paula Lima (PT/PR) e Laura Carneiro (PSD/RJ). Ana Paula Lima, que presidiu a sessão inicialmente, citou números dramáticos sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, os quais classificou como “pandemia silenciosa e negligenciada”.
“Ganhar o prêmio Neide Castanha, em especial na categoria Protagonismo Jovem, é um reconhecimento da importância de projetos como o Cidadão Digital da SaferNet Brasil. Escutar adolescentes e incentivar seu protagonismo para tornar a internet mais segura tem sido uma das principais razões do nosso trabalho nos programas de engajamento jovem”, afirmou a diretora de projetos especiais da Safernet, Juliana Cunha, responsável pelo Cidadão Digital.
Cidadão Digital
O Cidadão Digital é uma iniciativa da Safernet Brasil, realizada por quatro anos com o apoio da Meta, que promove atividades educativas gratuitas para a formação de adolescentes e jovens em temas de cidadania digital, como segurança online, combate à desinformação, autocuidado, respeito e empatia nas redes.
Ao longo dessas quatro edições, o programa impactou mais de 215 mil estudantes e 70 mil educadores. As ações acontecem em todo o país no formato de atividades remotas, híbridas ou presenciais, sendo mediadas por jovens através de metodologias de educação entre pares, de jovem para jovem, de uma forma criativa, amigável e inovadora.
O protagonismo jovem é essencial no projeto, que tem como base a troca de conhecimento sobre os temas transversais ao Cidadão Digital de jovem para jovem. Em geral, jovens adultos de 18 a 29 anos, em sua maioria universitários e recém-formados, transmitem os conteúdos para adolescentes alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio, que também se tornam multiplicadores dos conteúdos nas suas comunidades e famílias.
Recebeu o prêmio em nome da SaferNet o presidente da ONG, Thiago Tavares, que
agradeceu especialmente os mais de 15 jovens mentores e 59 jovens embaixadores formados pelo programa: “vocês são e serão sempre os maiores protagonistas”, afirmou.
Texto publicado em 15/05/2024