No próximo dia 23, na programação do 14º Fórum da Internet do Brasil (FIB14), em Curitiba (PR), a Safernet e o Governo do Reino Unido promovem o painel “Desenvolvendo habilidades e competências para a cidadania digital: desafios na formação de professores e na sala de aula”.
A inclusão digital abrange não apenas o acesso à internet, mas também o desenvolvimento de habilidades e competências para o uso seguro e consciente das tecnologias. É fundamental que professores possam estar plenamente capacitados com conhecimento e as ferramentas necessárias para orientar crianças e adolescentes sobre como promover cidadania e se proteger de possíveis riscos na rede.
É o que prevê o Marco Civil da Internet, a Base Nacional Comum Curricular e a recente Política Nacional de Educação Digital, mas ainda há lacunas importantes, principalmente na formação de professores.
O painel promovido pela Safernet e pelo Governo do Reino Unido pretende discutir este cenário, seus desafios, e que estratégias podem ser adotadas pelas redes de ensino.
Participarão do painel
Ana Úngari Dal Fabbro, Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), mestre em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics;
Bianca Serrão, psicóloga e doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, em Portugal. Integrante da equipe do Canal de Ajuda e dos projetos de educação da Safernet Brasil;
Douglas Pereira da Costa, professor do Instituto Federal do Ceará, pesquisador do campo da formação de professores e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí;
Karina Daidone Pimentel, mestre em comunicação pela FGV-SP, e responsável pelos projetos educacionais da Fundação Telefônica Vivo.
A mediação do painel será de Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet, e de Letícia Hungria, gerente do Programa de Acesso Digital da Embaixada do Reino Unido. A relatoria é de Isabella Ferro, assistente de projetos da Safernet.
O FIB14 é uma promoção do Comitê Gestor da Internet no Brasil e acontecerá de 21 a 24 de maio no Bourbon Curitiba Hotel, no centro da capital paranaense.
O painel da Safernet e do Governo do Reino Unido no FIB14 está marcado para o dia 23, às 16h30, na sala 2, 2º andar.
Disciplina de Cidadania Digital
A Safernet e o Governo do Reino Unido são parceiros desde 2021 na criação e aplicação Disciplina de Cidadania Digital, projeto que integra o DAP (sigla em inglês para Programa de Acesso Digital, que visa ampliar a inclusão digital em vários países).
A disciplina já alcançou 159 escolas em 116 municípios de 13 unidades da federação brasileiras em 2023 e 11018 alunos tiveram contato com este conteúdo em 2023, primeiro ano de aplicação da disciplina, destinada a alunos do Ensino Médio e dos dois últimos anos do Ensino Fundamental.
Educadores de qualquer área de conhecimento podem baixar o caderno de aulas diretamente na página da Disciplina de Cidadania Digital e fazer sua inscrição no curso de formação “Segurança e Cidadania Digital em sala de aula” da Safernet, que prepara e dá suporte para a aplicação do conteúdo com estudantes.
Espalhados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, mais de 2.100 professores se matricularam na formação. Veja aqui o mapa interativo com os resultados completos do projeto até agora.
Veja recentes reportagens sobre a Disciplina de Cidadania Digital aqui.
Sobre a Safernet
A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital.
Matéria publicada em 17 de maio